Pentecoste registra 2ª maior chuva do Ceará; água invade residências e moradores ficam desabrigados

Com a força da água, carros e motocicletas foram arrastados pela correnteza. Prefeitura fez um mapeamento nas áreas mais afetadas da cidade para verificar a quantidade de famílias desabrigadas

Escrito por Redação ,

Legenda: Casa invadida pela água durante a forte precipitação registrada na tarde desta quarta-feira em Pentecoste
Foto: Foto: Arquivo pessoal

O município de Pentecoste, a 90 km de Fortaleza, registrou a segunda maior chuva do Ceará, entre as 7h de quarta-feira (22) e as 7h desta quinta (23). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) até às 12h. De acordo com a Funceme, foram 105,6 milímetros de precipitação no posto de Pentecoste. Em Sobral, onde mais choveu, foram 125 mm.

A intensa chuva alagou ruas e deixou moradores desabrigados na tarde desta quarta-feira (22). Parte do muro do estádio municipal desabou, mas não houve vítimas, segundo a prefeitura. De acordo com moradores, a precicipitação começou à tarde e durou quase duas horas de temporal. Os bairros mais atingidos foram Pedreiras, Centro e Acampamento.

Além de invadir casas, a água entrou em estabelecimentos comerciais como uma agência bancária e um supermercado situados na região central da cidade. Carros e motocicletas foram arrastados pela correnteza que se formou em algumas ruas e avenidas.

 

Apoio da prefeitura

A prefeitura do município informou por meio de um comunicado que as famílias desabrigadas ou que não tiverem em condições de continuar em seus imóveis devem procurar uma unidade de ensino mais próxima para ficar abrigadas. 

A município informou ainda que iniciou um mapeamento nas áreas mais afetadas da cidade para verificar a quantidade de famílias desabrigadas e tomar as medidas emergenciais. Já existem algumas famílias abrigadas em escolas e estão recebendo alimentação e colchonetes.

Ajuda aos desabrigados

A prefeitura de Pentecoste, por meio da Secretaria de Assistência Social disponibilizou um número de atendimento para auxiliar as famílias que ficaram desabrigadas após as fortes chuvas que atingiram o município. A partir desta quinta-feira (23), um assistente estará recebendo um responsável por cada uma destas famílias para prestar ajuda de forma emergencial.

Informações e suporte para desabrigados/situação emergencial: (85) 991619020

Chuvas no Estado

De acordo com a Funceme, houve precipitação em pelo menos 130 cidades. De acordo com a Funceme, houve precipitação em pelo menos 130 cidades. Além de Sobral e Pentecoste, ocorreram boas precipitações em Graça (104 milímetros), Apuiarés (97,1 milímetros) e Reriutaba (94 milímetros).

10 maiores chuvas por posto no dia:

  1. Sobral (Posto: Aracatiacu) : 125 mm
  2. Pentecoste (Posto: Pentecoste) : 105.6 mm
  3. Graça (Posto: Graca) : 104.0 mm
  4. Apuiarés (Posto: Apuiares) : 97.1 mm
  5. Reriutaba (Posto: Amanaiara) : 94.0 mm
  6. Ipaumirim (Posto: Ipaumirim) : 88.0 mm
  7. Pentecoste (Posto: Sebastiao De Abreu) : 87.2 mm
  8. Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jijoca De Jericoacoara) : 86.0 mm
  9. Pires Ferreira (Posto: Pires Ferreira) : 80.0 mm
  10. Itapipoca (Posto: Praia Da Baleia) : 75.6 mm

Precipitações pela tarde em Fortaleza 

Fortaleza registrou uma rápida chuva acompanhada de trovões na tarde desta quarta-feira (22). As precipitações causaram vários pontos de alagamento, como na Avenida Heráclito Graça, que ficou alagada em toda a sua extensão. Segundo a Funceme, apesar da forte chuva, os registros foram de apenas 7,4 milímetros no Posto Pluviométrico da Água Fria, 6 milímetros em Messejana e 4,1 milímetros no Castelão.  

Uma das vias também afetadas pela chuva foi a Avenida Raul Barbosa, próximo ao cruzamento com a Avenida Pontes Vieira. Em janeiro deste ano, no mesmo ponto, uma cratera se abriu na Avenida Raul Barbosa, embaixo do viaduto da Via Expressa, e fez com que a via fosse interditada até o fim dos reparos. 

Outro trecho que registrou alagamento foi na Rua Dona Leopoldina, no Centro de Fortaleza. Imagens mostram a rua inundada pela água da chuva. Outro ponto de alagamento é na Rua Carlos Vasconcelos, entre as ruas João Carvalho e Fiuza de Ponte, no Bairro Aldeota, área nobre de Fortaleza.

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que, até sexta-feira (24), pelo menos todas as macrorregiões do Ceará terão chuvas. Segundo a Funceme, municípios da região norte como Ibiapaba, Maciço e a faixa litorânea terão fortes chuvas.

Chuvas em todas as regiões até sexta

O Ceará deve seguir com previsão de chuvas em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (24), variando apenas quanto às áreas de abrangência ao longo destes três dias. 

De acordo com análise das condições de tempo e simulações realizadas por numéricos de previsão, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) reforça que a Zona de Convergência Intertropical se encontra próximo ao norte do estado por meio de uma de suas bandas.  

“Por causa desta proximidade da ZCIT, estão se formando áreas de instabilidade que deverão favorecer precipitações principalmente no Noroeste e na faixa litorânea, podendo, inclusive, serem registrados episódios de chuvas mais intensas”, afirma Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme. 

Para esta quinta, a tendência é que as precipitações mais intensas deverão se concentrar no Centro-Norte do Ceará, entretanto, não se descartam precipitações com intensidades variadas nas demais áreas. 

Já para sexta-feira (24), a Funceme aponta, neste momento, predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Cariri, na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, chuva isolada. 

Aporte dos principais açudes 

Entre os principais reservatórios que abastecem o Estado, o açude Castanhão, na bacia do Médio Jaguaribe, está com 13,06% da capacidade total de armazenamento. Enquanto o açude Orós, no alto Jaguaribe, tem 20,46 % de volume; e o Banabuiú, na bacia de mesmo nome, registra 8,67 %. 

Assuntos Relacionados