Ocupantes liberam entrada de funcionários da SDA e serão recebidos por secretários

O Governo do Estado promete receber os representantes do movimento no período da tarde de hoje

Escrito por Redação ,

O Movimento dos Trabalhadores Atingidos por Barragens (MAB), que ocupa o prédio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) desde as cinco horas de hoje, liberou a entrada dos funcionários. Cerca de 600 trabalhadores participam da ocupação. A liberação ocorreu depois de uma breve negociação entre o comando do MAB e  o Governo do Estado.

Em nota, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), informa que a comissão dos representantes do MAB será recebida, às 15h, pelos secretários Élcio Batista (Chefe de Gabinete) e Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário) na sede da Pasta (Avenida Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo). No encontro, será analisada a pauta de reivindicação dos ocupantes.

Aqui no Ceará, cerca de cinco mil famílias, somente em relação ao açude Castanhão, estão prejudicadas, afora o pessoal que sofreu com a construção das barragens Figueiredo e Aracoiaba. No País, mais de um milhão de pessoas estão afetadas pela construção de barragens ou hidrelétricas, segundo informações de Suerda Almeida, da coordenação nacional do MTAB.

Dentre outras reivindicações, Suerda cita que os manifestantes querem "a definição de uma política para as populações atingidas; reconhecimento dos direitos dos trabalhadores afetados e, no âmbito nacional, que seja criado um fundo no setor energético para o pagamento das dívidas contraídas pelos que foram desalojados para a construção das barragens". Em alguns casos, há mais de 15 anos.

Na pauta, consta ainda o acesso à água para o consumo humano e animal, a geração de alimentos saudáveis e de renda nos municípios, e a colocação de infraestrutura básica: equipamentos públicos, energia, construção de estradas, dentre outras ações.

A ocupação conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), do Movimento dos Pescadores Artesanais e do Levante Popular da Juventude (LPJ).