Novo aeroporto de Jericoacoara deve ser entregue no final de março

O novo equipamento contou com investimento total de R$ 44 milhões

Escrito por Redação ,

O Departamento Estadual de Rodovias (DER) recebe até esta sexta-feira (13), uma equipe técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a inspeção do Aeroporto de Jericoacoara, para fins da homologação do “lado ar”, que consta de pista de pouso, pátio de estacionamento de aeronaves e duas pistas de táxi, desse importante equipamento aeroportuário. De acordo com assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Estado do Ceará, coronel Paulo Edson Ferreira, a previsão é que o novo aeroporto seja entregue no final do mês de março de 2015.

As obras do “lado ar” foram realizadas pelo consórcio CONTERN-SBS. As obras do “lado terra”, formado pelo terminal de passageiros e serviços (TPS) e pela seção contra incêndio, estão sendo feitas pela Poly Construções e já se encontram em fase de conclusão. O novo equipamento contou com investimento total de R$ 44 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento foi instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros do centro de Jericoacoara e a 10,3 km do parque. Ele se tornará um dos principais vetores do turismo no Ceará, com capacidade de 1,2 mil vôos/ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.

Outros benefícios será a melhora da logística para escoamento da produção das regiões Norte e da Ibiapaba e o desafogamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, para não usar a capital como ponte para se chegar a mais famosa praia do Estado.