Moradores desbloqueiam BR-116 após protesto contra acidentes

Pneus foram queimados e jogados na pista. O tráfego ficou parado na região por quase cinco horas. O Dnit promete começar o trabalho de sinalização até as 17 horas de hoje

Escrito por Redação ,

Moradores da localidade de Pitombeira II (Placas), em Russas, fecharam desde cedo a BR-116, entre os quilômetros 163 e 165 da rodovia, em protesto contra a falta de sinalização no citado trecho. Viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) foram até o local. Há 15 minutos, no entanto, a via foi desbloqueada.

As lideranças do movimento  desbloquearam a via logo que receberam uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Por volta das 5h30 min, moradores da região ocuparam a BR-116 e atearam fogo em dezenas de pneus, impedindo o tráfego de veículos não só na Br como também em vias secundárias. "O protesto foi pacífico. Queríamos apenas que resolvessem esse problema de sinalização aqui. Muitos acidentes já ocorreram, inclusive com mortes", contou o presidente da Associação dos Moradores Alberto Lima.

Conforme Alberto, em outubro de 2013 foi realizado um protesto semelhante. Na ocasião, o Dnit prometeu instalar a sinalização. "Eles colocaram um fotossensor na entrada da cidade e não neste local. Por isso, viemos pedir providências. Desbloqueamos a via logo que  tivermos uma posição concreta do Dnit".

Problema resolvido

O superintendente do Dnit, Diógenes José Tavares, informou que a reivindicação está sendo atendida. "Até as 17 horas de hoje, iniciaremos a implantação da sinalização. Esperamos concluir os serviços de instalação das carcaças, câmara, flash, sinalização vertical e todas as obras civis necessárias até o próximo dia 23. Ficará faltando somente a parte de metrologia, que será implantada apenas em agosto, já que foi assinado um aditivo ao contrato com a empresa responsável e, por questões burocráticas, isso não pode acontecer de forma imediata". Diógenes informou ainda que um representante do Dnit em Russas foi deslocando até o local para comunicar as decisões aos manifestantes, o que acabou com o impasse.