Jumentos sofrem tortura e maus tratos no Interior

Além de abandonados, os animais que ajudaram os homens do sertão durante muito tempo estão sendo mutilados no município de Icó

Escrito por Richard Lopes ,
Icó. Símbolo nordestino, o jumento há muito tempo perdeu seu espaço na região, principalmente para as motocicletas, mais rápidas e também poluentes. Hoje, vive martirizado, jogado à própria sorte. Quando não morre em busca de alimento às margens das estradas, provocando muita vezes tragédias automobilísticas nas rodovias que cortam o sertão, o animal vem sendo vítima de tortura e maus tratos.
 
Conforme denúncia do agricultor Cosmo Duarte, 45 anos, residente no sítio Baixio da Roncadeira, no distrito Icozinho, os jumentos estão sendo perseguidos e alvo de pura maldade humana. Cosmo costuma acolher os jegues que estão em busca de água nas proximidades de sua residência.
 
Para sua surpresa e indignação, os animais começaram a aparecer mutilados, com o rabo cortado. Os maus tratos, segundo apurou o agricultor, estão ocorrendo nas localidades de Maia, Boqueirão, Coelho e adjacências, todas nas proximidades do Icozinho.
"Gente cruel e inescrupulosa está amarrando o rabo dos animais com arames em sua volta. Depois, essas pessoas sem alma pressionam a cauda com a utilização de alicates. Inquieto e nervoso com a situação, o bicho acaba fazendo força e perdendo o rabo".
 
O agricultor Cosmo Duarte solicita que as autoridades policiais e a fiscalização do Ibama se desloquem até os locais citados para flagrar esse crime contra os animais.