Estado registra chuvas em mais de 100 municípios pelo quarto dia seguido

A maior precipitação foi observada na cidade de Lavras da Mangabeira, no Cariri, com 205 milímetros. O acumulado marca a segunda maior precipitação do ano.

Escrito por Redação , regiao@svm.comm.br
Legenda: As chuvas estão garantindo recarga em diversos açudes do Estado. Até o momento, 21 estão sangrando, dentre eles, o de Caldeirões (foto), em Saboeiro
Foto: Foto: Honório Barbosa

A tendência de boas precipitações dos últimos dias se manteve no início desta semana. Entre as 7 horas de ontem (15) e 7 horas desta segunda-feira (16), o Ceará registrou precipitações em mais de 120 cidades, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Este é o quarto dia seguido que chove em mais de 100 municípios no Estado, com eventos observados em todas as macrorregiões.

Com 205 milímetros, Lavras da Mangabeira, no Cariri, registrou a maior precipitação das últimas 24 horas e o segundo maior acumulado do ano. A chuva de Icapuí (220 mm), na última sexta-feira, foi a maior até o momento. Na terceira posição está Granja, onde choveu 180 mm, no dia 5 deste mês; seguida por Barreira, com 174 mm, em 24 de fevereiro; e Pedra Branca, onde choveu 172 mm, em 9 de janeiro. 

Tarrafas, na macrorregião do Sertão dos Inhamuns, teve a segunda maior precipitação do intervalo. Com 170 milímetros, o Município marcou, também, a quinta maior precipitação deste ano, no Ceará.  

+ Chuvas nas regiões Norte e Ibiapaba provocam deslizamentos e desabamentos em cinco cidades.

+ Fortes chuvas causam estragos e evidenciam falta de estrutura no Ceará.

+ Chuva derruba muro e arrasta covas de cemitério em Crato, no Cariri.

Também nos Inhamuns, Parambu somou o terceiro maior volume entre ontem e hoje (16). Foram registrados, na cidade, 165 mm. Várzea Alegre (158 mm) e Cariús (158 mm), nas regiões do Cariri e Centro-Sul, respectivamente, seguem a lista de maiores precipitações das últimas 24 horas, conforme balanço parcial da Funceme. 

Previsão

Segundo previsão da Funceme para hoje, o Estado deve apresentar nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. Para amanhã (17), o órgão prevê predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões. Já para quarta-feira (18), as regiões do Cariri, Ibiapaba e litoral Norte do Ceará devem concentrar os eventos de chuva. 

Maiores chuvas do dia, até às 9h47:

  1. Lavras Da Mangabeira (Posto: Amaniutuba) : 205.0 mm
  2. Tarrafas (Posto: Tarrafas) : 170.0 mm
  3. Parambu (Posto: Novo Assis) : 165.0 mm
  4. Várzea Alegre (Posto: Varzea Alegre) : 158.0 mm
  5. Cariús (Posto: Sao Sebastiao) : 158.0 mm
  6. Cariús (Posto: Angico) : 151.0 mm
  7. Lavras Da Mangabeira (Posto: Arrojado) : 140.0 mm
  8. Lavras Da Mangabeira (Posto: Lavras Da Mangabeira) : 126.9 mm
  9. Iguatu (Posto: Barro Alto) : 120.0 mm
  10. Catarina (Posto: Fechado) : 119.0 mm
Assuntos Relacionados