Coelce lança coleção de moda sustentável

A coleção de moda Asas de um sonho é parte de um programa da Coelce que valoriza a cultura, arte e produção local. A coleção é toda fruto do trabalho de capacitação de comunidades de Pacajus e Maranguape, assinada pelo estilista Ivanildo Nunes

Escrito por Redação ,

Moda e sustentabilidade. É baseada neste conceito que será lançada nesta quinta-feira (27) no Full Time Buffet, em Fortaleza, a Nova Coleção de ModaAsas de um sonho”, idealizada do Energia Social, programa viabilizado pela Coelce que promove ações voltadas à geração de renda e à inclusão social de comunidades com baixo índice de desenvolvimento socioeconômico no Ceará.

Durante o evento, haverá um coquetel para celebrar a coleção e comemorar mais um feito de valorização da cultura, arte e produção local. A coleção é toda fruto do trabalho de capacitação das comunidades de Coaçu, em Pacajus, e Penedo e Jardins, em Maranguape, assinada pelo estilista Ivanildo Nunes.

“Está me dando oportunidade de crescer e eu estou abraçando a causa”. É com essa empolgação que Elizete de Sousa, costureira e moradora da comunidade de Penedo, no município de Maranguape, fala do programa Energia Social.

Os produtos trabalhados nessas comunidades variam de peças artesanais – nas tipologias crochê, bordado, patchwork, trançado de palha, labirinto, renda de bilro, argila, sabonetes artesanais, biscuit, renda de filé, marcenaria, rechilieu e tanderife. Além da capacitação, por meio do aprendizado e do aperfeiçoamento de técnicas produtivas, a companhia aproxima as comunidades à conhecimentos nas áreas de gestão, vendas, controle de qualidade e acompanhamento da produção.

De acordo com Gonçalinha Lima, responsável pela área de Redes Comunitárias da Coelce, o programa identifica comunidades com potencial e, a partir daí, são capacitadas para desenvolver e fortalecer os pontes fortes. “Encontramos um sólo fértil nessas comunidades e resolvemos plantar. Com isso, vemos a progressão de cada comunidade e a alegria de contribuir para o crescimento do ser humano e do mundo”.

O programa está beneficiando os grupos Rechilieu Flores do Campo da comunidade de Penedo, em Maranguape, e Rendas do Coaçu, de Pacajus, com o objetivo de aproveitar o potencial criativo e produtor das bordadeiras e rendeiras, capacitando 30 mulheres para o desenvolvimento de habilidades como corte, modelagem e costura voltadas para a confecção de peças de vestuário e moda em geral, e estimulando o empreendedorismo a partir da implantação de uma célula produtiva de moda artesanal. “Nunca tinha acontecido um incentivo como este aqui na comunidade. Estamos na expectativa que a gente progrida, que cresçamos e que gere renda para vivermos”, complementa Alice Braga, artesã e líder do grupo de richelieu.

Energia Social
 
O programa, criado pela companhia em 2007, tem o objetivo de aproximar a Coelce das comunidades com alto índice de vulnerabilidade social, beneficia comunidades de Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do estado, permitindo aos grupos atendidos, o aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas produtivas, o acesso a conhecimentos nas áreas de gestão,  vendas, controle de qualidade e acompanhamento da produção, contribuindo para a profissionalização destes empreendimentos solidários através da metodologia de Incubação de Grupos Produtivos.

Desde o início, foram contempladas 7700 pessoas de 38 comunidades dos municípios de Fortaleza, Cascavel, Pacajus, Pacatuba, Sobral, Limoeiro do Norte, Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca, entre outros. Além disso, mais de R$ 2.000.000,00 foram investidos em ações de 52 oficinas desde o início no programa.

A companhia, em parceria com as comunidades, criou, em 2012, o Giro Social, uma loja para auxiliar na venda dos produtos. A loja possui sede fixa na capital cearense e a previsão para 2015 é que passe a ter uma sede itinerante e vendas através da internet. “O espaço surgiu da necessidade que o Energia Social tinha de ajudar na comercialização dos produtos dos seus grupos. A maior dificuldade era a venda, e a gente precisava de um canal para isso”, explica Gonçalinha Lima. Cada produto vendido rende 85% do valor para as artesãs.

Em 2011, o programa ganhou 1º lugar na categoria Comunicação e Relacionamento com a Comunidade do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e, em 2013, foi destaque no Prêmio COGE.   

Serviço:
Evento: Desfile da coleção de moda “Asas de um sonho”
Data: 27 de novembro de 2014
Horário: 20h
Endereço: Rua José Benigno Soares, 343 – Bairro: Guararapes