Chuvas perdem intensidade nas últimas 24 horas e apenas 25 cidades têm registros pluviométricos

A maior precipitação aconteceu em Aurora, no Sul do Estado, onde o acúmulo foi de 71 milímetros. Apesar da redução nas cidades com pluviometria, tempo segue favorável para chuvas até quinta-feira.

Escrito por Antonio Rodrigues , regiao@svm.com.br

Entre 7h de ontem e às 7h desta terça-feira (26), o Ceará registrou chuvas em pelo menos 25 municípios, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), sendo as 24 horas com o quarto menor número de cidades banhadas neste mês de maio. A maior precipitação aconteceu em Aurora, no Cariri cearense, que registrou 71 milímetros. 

Ao todo, as chuvas atingiram cinco das oito macrorregiões monitoradas pela Funceme. Ainda choveu com intensidade na cidade de Iguatu (61 mm), na região Centro-Sul. Completam a lista das cinco maiores precipitações Jati (37 mm), Barro (35,4 mm) e Porteiras (30 mm), todas também no Sul do Estado. 

Há 11 dias o Estado não tinha chuva abaixo de 30 municípios. Em maio, até agora, a chuva de 95 milímetros que caiu em Milagres, no último dia 18, foi a maior precipitação do mês. 

Restando cinco dias para acabar a quadra chuvosa — de fevereiro a maio —, neste mês foram observados um acúmulo médio de 77 milímetros no Ceará, que representa 15% abaixo da média histórica do período, que é de 90,6 milímetros.  

Já se considerado os quatro meses que mais chovem no Estado, o Ceará já registra uma média de 728,2 milímetros, estando 21,2% acima do normal para o período: 600,7 milímetros. De acordo com a Funceme, a quadra chuvosa deste ano supera 695,8 milímetros, estando na categoria “acima da média”.   

Previsão    

As condições meteorológicas seguem favoráveis para chuvas no Estado, pelo menos até quinta-feira (28), mas sem acúmulos expressivos. De acordo com as imagens de satélite nesta terça-feira, há nuvens sobre o Ceará, assim como em grande parte do Nordeste. As mais desenvolvidas, associadas as áreas de instabilidade, estão na região Centro-Sul.  

A Funceme prevê para esta terça-feira (26), nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e na região Jaguaribana. Amanhã (27), a previsão permanece a mesma. Já na quinta-feira (28), a expectativa é de tempo nublado em todas as regiões com chances de chuva na faixa litorânea, região Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.  

Assuntos Relacionados