Chuvas de maio continuam a decepcionar

A quantidade de chuva que caiu nos primeiros dias deste mês preocupa, principalmente se levarmos em consideração que, em 2015, nenhum mês atingiu até aqui a média histórica

Escrito por Redação ,

Maio continua a decepcionar aqueles que esperavam um aumento das chuvas no Ceará. Nos primeiros sete dias deste mês, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou apenas 13,8 mm. Embora o período seja o de menor índice histórico de precipitações da chamada quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio), com média de 89,9%, apresenta até aqui uma defasagem de 84,7%. A previsão da Fundação, entretanto, é de que, até o próximo dia 31, seja atingida essa média. Além disso, estamos ainda no sétimo dia do mês.

Das sete horas desta quarta-feira até sete horas de hoje, choveu em apenas 25 municípios, de acordo com atualização do site da Funceme às 8h40. Durante o dia, os dados do período ainda serão alimentados. Frecheirinha, com 23 milímetros, apresentou a maior precipitação.

Previsão

A previsão para o restante do dia é de que "áreas de instabilidade atmosférica devem permanecer atuando no setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, nesta manhã, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no sul do Estado. À tarde e à noite, há possibilidade de chuvas isoladas no Litoral Norte, Litoral do Pecém e Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado no decorrer do dia.

Para amanhã, "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte, principalmente entre a tarde e a noite. No sul, nebulosidade variável ao longo do dia".

Neste sábado, a Funceme prevê "nebulosidade variável com chuvas isoladas no centro-norte do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia".