Chuva em torno da média não deve alterar quadro de estiagem pelo 4º ano seguido

O baixo índice pluviométrico registrado desde janeiro, mesmo que nos próximos meses as chuvas fiquem em torno da média, caracteriza mais um ano de seca no Estado do Ceará

Escrito por Redação ,

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) elaborou prognóstico climático para os meses de maio, junho e julho no Ceará. A maior probabilidade  é para chuvas em torno da média. Entretanto, os meteorologistas da instituição ressaltam que, por se tratar do período em que as chuvas começam a diminuir no Estado, mesmo se atingirem os índices da média histórica, elas não devem reverter os danos causados pela estiagem, pois se trata de um trimestre com precipitações reduzidas.

A média somada dos próximos três meses é de 142,8 milímetros (89,9mm em maio, 37,5mm em junho e 15,4mm em julho). Esse índice é bem inferior, por exemplo, à média do trimestre fevereiro, março e abril, que é de 517,6mm. “Essa nova previsão aponta para o último mês da quadra chuvosa e para a pós-estação chuvosa. Na climatologia do Ceará, é um período de diminuição das precipitações”, explica o meteorologista Raul Fritz.

Segundo ele, em maio, a Zona de Convergência Intertropical ainda pode fazer chover no Estado e também nesse mês começarão as precipitações causadas pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste ou Ondas de Leste, cuja atuação permanece até julho e atinge principalmente a faixa litorânea e a Região Jaguaribana. “Ainda choverá, mas mesmo se forem em torno da média, os acumulados das precipitações devem ser mais baixos nos próximos meses”.

Ano seco

Faltando dois dias para o fim de abril, a distribuição das chuvas no Ceará caminha pra configurar mais um ano de seca, que seria o quarto seguido. A Funceme havia previsto, no fim de dezembro, que as precipitações entre janeiro e março ficariam abaixo da média e foi o que aconteceu. Choveu 305mm nos três primeiros meses do ano e a média do período é de 432mm, o que caracteriza desvio negativo de 29,4%.

A Funceme também previu maior chance de chuvas abaixo da média no trimestre fevereiro, março e abril. Para este período, a média é de 517,6mm e choveu 398,8mm. Parcialmente, pois abril ainda não terminou e os dados não foram consolidados, o desvio desse trimestre está negativo em 23%.

Previsão para próximos dias

Continua a chover pouco no Estado. Nesta terça, apenas 27 municípios registraram precipitações, conforme atualização no site da Fundação, às 10h20 desta manhã.

De acordo com a Funceme, a diminuição das precipitações é por conta da "pouca nebulosidade em grande parte do Ceará. Maior nebulosidade na região noroeste do Ceará".

Previsão para o restante do dia é de "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas isoladas no norte e centro. No sul do Estado, céu parcialmente nublado. Para amanhã, "céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas isoladas no norte. No centro, possibilidade de chuvas isoladas. No sul, céu parcialmente nublado. Para esta sexta-feira, "chuvas isoladas no norte do estado. Céu parcialmente nublado no centro e possibilidade de chuvas isoladas no sul do Ceará".

Açudes

De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, é de 20,4% a capacidade dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Apenas três açudes estão sangrando: Caldeirões, em Saboeiro; Gavião, em Pacatuba, e Tijuquinha, em Baturité. Dois estão com armazenamento de água acima de 90%: Gameleira, em Itapipoca, 90,27% e Barragem do Batalhão, em Crateús, com 99,78%. Nada menos do que 113 reservatórios estão com índice abaixo de 30%.
 

*Abaixo, confira as nove maiores chuvas nas últimas 24h, segundo a última atualização da Funceme, às 10h20 desta manhã
 
Granja: 23.0 mm

Viçosa Do Ceará: 18.4 mm

Reriutaba: 17.0 mm

Maracanaú: 16.9 mm

Aratuba: 15.0 mm

Uruoca: 13.0 mm

São Gonçalo do Amarante: 12.5 mm

Chaval: 12.0 mm

Amontada: 9.8 mm