ONG entrega milho em Santa Quitéria

Escrito por Redação ,
Santa Quitéria Foi entregue mais uma remessa de milho para a Fazenda Paula Rodrigues, mantida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Essa segunda remessa trouxe 13,2 toneladas de milho em grãos em 270 sacas que servirão de alimento até a entrega da próxima remessa, marcada para o mês de abril.

Jumentos na Fazenda Paula Pessoa, em Santa Quitéria. O trabalho é administrado pelo Detran, após recolhimento de animais nas rodovias do Estado. Para complementar a alimentação dos bichos, a Uipa está dando apoio FOTO: EDUARDO APARÍCIO


De acordo com o voluntário da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), o fotógrafo Eduardo Aparício, a doação do alimento está sendo possível graças a colaboração financeira feita pela Organização Não Governamental (ONG) francesa One Voice.

A entrega do milho aconteceu foi por volta das 13h, tendo sido acompanhada pelo fotógrafo. "Alguns animais foram selecionado para receber prioritariamente o milho, sendo eles os mais debilitados, que são em torno de 1.500 dos 3.500 mantidos na fazenda".

Criador de 20 gatos, Eduardo conta que sua história com a proteção animal, especialmente em relação aos jumentos, vem desde a infância. "Sou de Itapajé e sempre me incomodou vê-los mortos nas estradas. Há dois anos produzi o documentário JUS, do diretor Marcelo Dídimo. Conheci a Fazenda Paula Pessoa e fiquei muito impressionado com a situação dos animais lá. Calhou toda essa história da venda de carne para a China e a ajuda da ONG francesa. Ofereci-me como voluntário à Uipa para fazer essa produção", explica.

"Há dois anos, quando estive lá pela primeira vez, havia 10 mil jumentos na fazenda. O administrador é um homem sensível e tenta, da melhor maneira, cuidar dos animais que lá estão. Na minha última visita vi algumas benfeitorias, como água encanada e um reflorestamento. Tenho uma ideia de tornar aquele lugar um parque de proteção ao animal. Penso que Santa Quitéria poderia encampar a ideia de se tornar a ´terra do jumento´ e, assim como fez Tejuçuoca com o bode, gerar renda para a população do município com o turismo", afirma ele.

Parceria

Eduardo diz ainda que o superintendente do Detran, Igor Vasconcelos Pontes, e o gerente do Núcleo de Supervisão Regional do Departamento, João Carlos Macedo Costa, foram os responsáveis por acertar o transporte dos grãos, sendo este o segundo carregamento entregue.

Segundo a presidente da Uipa, a advogada Geuza Leitão, o jumento hoje foi esquecido pelo sertanejo, mas fez parte da história e do desenvolvimento da região. Nos 23 anos de luta pelo direito dos animais, ela conta que teve desentendimentos com órgãos públicos e privados em face dos maus tratos aos animais capturados. "A ajuda da ONG francesa One Voice foi através de meus contatos com a mesma que, tomando conhecimento do acordo entre Brasil e China para exportar 300 mil jumentos por ano para servir de alimento e para experiência em laboratórios para indústria de cosméticos (na China), me procurou querendo ajudar. O acordo do Brasil com a China, felizmente, foi desfeito, mas os animais na fazenda de Santa Quitéria estavam passando fome", relembra ela.

Geuza explica que a situação dos jumentos comoveu a One Voice, que queria ajudar de alguma maneira. Após conversas entre as duas ONGs, ficou decidido que a melhor maneira seria com a doação de um complemento alimentar, pois o Detran alimenta os animais, porém com o período de seca e o grande número de animais, estava sendo insuficiente. "Não é um mar de rosas a fazenda de Santa Quitéria, mas é a primeira do País com esta destinação", aponta ela.

Vitórias

Advogada conta que começou a proteção animal com incentivo da filha mais nova. "Durante todos esses anos tive muitas vitórias, como acabar com corridas de jumentos em muitos municípios do Interior, fechamos um matadouro de jumentos em Santa Quitéria em 2003, tiramos jumentos de desfiles carnavalescos. Hoje, o maior desafio é uma maior assistência do Estado, mais sensibilidade em relação a um animal que tantos serviços prestou ao homem, um controle de natalidade, mais empenho da fazenda, pois lá estão milhares de jumentos e só há um veterinário para atendê-los e poucos funcionários. O desafio é a incompreensão e insensibilidade dos que acham hoje que o jumento é um estorvo, não serve para nada", finaliza.

A União Internacional Protetora dos Animais é a ONG pioneira no Ceará nas ações de proteção animal. A atuação da entidade é a mais ampla possível. Beneficia tanto os pequenos animais, como cães e gatos, como as grandes espécies, tais como os jumentos. Na ação para promover a posse responsável dos bichos, oferece castração de cães e gatos a preço acessível para os criadores com menor poder aquisitivo. O trabalho da Uipa serve de referência para muitas outras entidades que surgiram no Estado.

Mais informações

Uipa Fortaleza
Geuza Leitão - (85) 3261.3330
Rua Francisco Holanda
Dionisio Torres
Detran - (85)3101.5813

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA