Juazeiro do Norte anuncia São João descentralizado

Escrito por Redação ,
Legenda: O objetivo é descentralizar a renda em diferentes comunidades e valorizar os artistas da região nas apresentações
Foto: Foto: Anderson Duarte

Juazeiro do Norte. Retomar a tradição dos arraiás juninos nas comunidades e resgatar o Festival Municipal de Quadrilhas são algumas das novidades do São João deste Município do Cariri cearense. Além disso, nos dias 22, 23 e 24 de junho, o Parque de Eventos volta a ser palco de shows musicais para animar a população. Ao todo, serão 10 dias de programação, também espalhadas nos bairros.

Serão 30 grupos no Festival Municipal de Quadrilhas, entre infantil e adulto, contabilizando cerca de 720 participantes. A disputa será no Parque Padre Cícero, onde são esperadas 40 mil pessoas nestes três dias. "O local escolhido quer preservar a rotina de quem não está participando da festa", explica o secretário de Cultura, Renato Fernandes. Além disso, o "São João nos Bairros", a partir do dia 25, levará os arraiás a 17 bairros de Juazeiro, com apresentações nos equipamentos sociais, em quadras esportivas e nas próprias ruas.

Mais de R$ 250 mil foram investidos no "São João dos Bairros". As quadrilhas recebem verba para custear figurinos, cenários e outras demandas. Para participar, os 30 grupos selecionados por meio de edital deverão organizar a um arraiá no seu bairro. "Isso causa uma distribuição efetiva de renda na comunidade, no aluguel de luz, equipamento", garante o secretário.

Artistas locais

No Parque, será solicitada, voluntariamente, a doação de 1kg de alimento para programas sociais. A programação musical conta a dupla sertaneja Victor & Leo e abrange, principalmente, artistas locais, como Luiz Fidelis, Fábio Carneirinho, Júnior Viana, Jordian do Acordeon. Todos os shows a partir das 22h. Lá, policiais e guardas municipais vão trabalhar na segurança. Além disso, as barracas serão supervisionadas por equipe de Vigilância Sanitária e todos os vendedores ficarão instalados em um só local, para não atrapalhar a circulação das pessoas.

Na zona rural, desde o dia 14, estão sendo promovidos os festejos juninos com a iniciativa das lideranças comunitárias. O prefeito Arnon Bezerra vai além e propõe parceria a outras prefeituras, para criar um "São João do Cariri". (A.R.)