Estoque de soro pode faltar para cirurgias

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
A produção de soro fisiológico está abaixo da demanda no País, o que poderá provocar colapso no abastecimento

Juazeiro do Norte. Cirurgias poderão ser canceladas nos hospitais pela falta de soro. Esse alerta vem sendo dado pelos administradores dos órgãos de saúde, por conta do possível colapso no abastecimento de soros no Brasil. Na região do Cariri, alguns hospitais que trabalhavam com a reserva do produto, poderão ficar sem o medicamento até o fim desta semana. Um deles é o Hospital Santo Inácio, em Juazeiro do Norte, que está funcionando sob intervenção da Prefeitura Municipal, com atendimentos na área de urgência e emergência.

O subsecretário de Saúde do município e interventor da unidade de saúde, Micaelce Santana, disse ser uma situação gravíssima já que os quadros de internamento normalmente necessitam do acompanhamento com soro. Ele retornou de Fortaleza na última segunda-feira, quando participou de reunião na Secretaria de Saúde, no intuito de providenciar uma ampliação no número de cirurgias de média e alta complexidade. “Caso falte o soro, deverão ser canceladas. Não há como proceder sem esse produto”, diz.

Colapso iminente

O alerta quanto à falta de soro nos hospitais foi dado ontem, por meio de matéria publicada no Caderno Regional, do Diário do Nordeste. Um dos distribuidores da região do Cariri, Francisco Soares Freire, afirma que está sem estoque do produto há vários dias e prevê a reposição somente em 90 dias. Ele afirma que o problema poderá “estourar” em todo o País. O iminente colapso se dá por conta de uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da mudança para embalagens fechadas, possibilitando mais segurança ao paciente por conta dos riscos de contaminação do produto.

O prazo dado para adequação nas indústrias foi até novembro do ano passado. O Cariri tem uma das 26 indústrias do País, que está em processo de adequação e não vem fornecendo o soro para os hospitais. A empresa Farmace, em Barbalha, segundo o empresário Freire, teve de fazer um grande investimento em maquinários para se adequar às novas normas. Há dois meses vem montando os novos equipamentos, que estão em fase de testes.

Em Barbalha, o Hospital Santo Antônio, referência em atendimento na área de neurocirurgia, está sob alerta. Conforme um dos diretores, José Correia Saraiva, há uma reserva, mas será feito um levantamento para verificar como se encontra o estoque, já que havia sido efetivada uma reserva estratégica para o local.

“Não resta dúvida que essa é uma grande preocupação nossa em relação aos procedimentos que podemos ter com a falta desse material”, diz ele.

A enfermeira chefe do Santo Inácio, Angélica Sampaio, afirma que já soube que o problema tem se agravado, inclusive em hospitais de Pernambuco, com a falta do material. Ela destaca a sua preocupação, já que há uma reserva que está se acabando e não há soro no mercado para reposição.

O subsecretário disse que a Prefeitura vem consultando diversos fornecedores, inclusive de São Paulo, mas há falta do produto. O problema pode se agravar também em outros hospitais do município que trabalham com reserva, como é o caso do Estephânia e também do São Lucas.

Para o empresário, não há mais estoque e houve um déficit alto na fabricação, além de uma alta dos preços em mais de 100%. Os que custavam R$ 0,80, agora estão a, pelo menos, R$ 2,00.

Ele ressalta a importância de uma intervenção governamental para que o prazo de adequação determinado pela Anvisa seja ampliado. A população, diz Freire, será a maior penalizada com essa situação.

No último sábado, houve falta de soro no Santo Inácio, mas teve uma pequena reposição dentro da reserva estratégica. Micaelce Santana afirma que o estoque do hospital foi montado dentro da normalidade. Caso haja a falta do produto, ele afirma que a administração não pode ser penalizada. “Estamos entrando em contato com fornecedores de todo o Brasil, para resolver o problema”, esclarece, apostando numa solução hábil.

Mais informações:

Secretaria de Saúde do município
Rua José Marrocos, S/N
Bairro Santa Teresa
Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3512.3396


ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter