Encontro reúne Profetas da Chuva

O evento, realizado de 9 a 11 deste mês, firma tradição popular na previsão da quadra chuvosa a cada ano

Escrito por Redação ,
Legenda: Os cupinzeiros, as casas do joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras "experiências", são sinais verificados pelos profetas nas suas previsões
Foto: Foto: Alex Pimentel

Quixadá. Trinta profetas da chuva, como são conhecidos os sertanejos observadores dos sinais da natureza, que desses sinais extraem e apresentam diagnósticos meteorológicos acerca da quadra chuvosa no Ceará, se reunirão, de 9 a 11 deste mês, em Quixadá, no Centro do Estado, para participarem do XIX Encontro dos Profetas da Chuva. O encontro anual foi confirmado pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central, instituição responsável pela realização do evento regional.

A abertura do Encontro será no próximo dia 9, no Centro Cultural Rachel de Queiroz, com a realização do VIII Encanta Quixadá, um festival de violeiros dedicado aos participantes. Na manhã seguinte, os profetas e profetisas se encontram no Parque de Exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), no caminho do Açude Cedro, onde apresentam suas previsões para o público. Além dos profetas de várias regiões do Ceará, são aguardados representantes de outros Estados, explica João Soares, um dos idealizadores do Encontro.

A outra novidade do XIX Encontro dos Profetas da Chuva será o Seminário Convivência com o Semiárido. O evento reunirá especialistas, como Hélder Cortez, gerente de Saneamento Rural da Cagece. Ele abordará o tema Modelo de Gestão para o Saneamento Rural. Outro palestrante será Nicolas Fabre, engenheiro agrônomo representante da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece) e graduado na França. Ele abordará o tema Agroecologia - estratégias para agriculturas sustentáveis no contexto do Semiárido Brasileiro. O terceiro convidado, Rodrigo Castro, da Associação Caatinga, discorrerá sobre a experiência da ONG na convivência com o Semiárido nordestino.

No domingo, como tem ocorrido nos últimos anos, será servido um café da manhã para os profetas e convidados, incluindo pesquisadores de várias instituições de ensino superior dedicadas a pesquisas científicas e antropológicas. João Soares e Helder Cortez também se reunirão com o grupo para avaliarem a realização do Encontro. Na oportunidade, serão discutidas propostas, atendidas solicitações para a realização do próximo Encontro e as previsões para o inverno de 2015.

Tardio

No ano passado, a maioria dos profetas da chuva apontou inverno tardio no Ceará, mesmo assim, a maior parte deles foi otimista quanto às precipitações. Apontaram boas colheitas de legumes. O diagnóstico foi bem diferente do quadro meteorológico predominante em 2014. As chuvas foram abaixo da média histórica e a estiagem iniciada em 2012 se agravou no Estado.

Para os idealizadores do Encontro, as observações dos profetas são empíricas e sujeitas a falhas. Além do mais, o foco principal é a preservação da tradição desse costume histórico. Ele se perpetua de geração à geração, utilizando os ventos, formigueiros, cupinzeiros, as casas do joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras "experiências", como fontes de seus estudos.

Boa parte dos agricultores acredita nessas previsões e baseados nelas tratam a terra para o plantio ou confirmam suas desilusões com a falta das chuvas.

"Existe uma disputa saudável entre os participantes, de cada um em busca de conhecer melhor os sinais da natureza e de sua terra. Portanto, a ideia maior é a de fortalecer a tradição e cultura popular, não só em Quixadá como em outros municípios do Ceará e do País, tendo como elemento a água e as condições climáticas que tanto afligem os sertanejos", acrescenta João Soares.

FIQUE POR DENTRO

Evento tem apoio da Câmara de Vereadores

Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural do Nordeste brasileiro dedicados a elaborarem, através de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes nas regiões onde residem, previsões do tempo e do clima, mas especificamente voltadas ao período invernoso no semiárido, geralmente do fim de março ao início de junho. Alguns se baseiam em sonhos, em rituais religiosos, misturando-se com crenças indígenas ou outras formas de conhecimento popular. Essas práticas, as observações na natureza e conhecimentos empíricos são, em geral, de natureza oral, e costumam ser transmitidas de geração à geração dentro do meio familiar. Alguns afirmam terem desenvolvido suas técnicas a partir de sua própria experiência com a natureza. Desde 1997, eles se reúnem em Quixadá para apresentar suas previsões, avaliar os resultados dos anos anteriores e trocar experiências. O Encontro ocorre sempre no segundo sábado de janeiro. A data foi transformada pela Câmara de Vereadores deste município no "Dia dos Profetas da Chuva".

Mais informações: 
XIX Encontro dos Profetas da Chuva Dia 10 de janeiro - 8 horas Parque de Exposições da Acocece Estrada do Cedro - Quixadá VII Encanta Quixadá Dia 9 de janeiro - 18 horas Centro Cultural Rachel de Queiroz Centro - Quixadá

Alex Pimentel
Colaborador