Cidades se preparam para o Dia de Finados

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Em muitas cidades, desde domingo os moradores preparam os jazigos para receber visitas de familiares

Sobral Os cemitérios públicos e particulares estão preparados para a visitação do Dia dos Finados amanhã, na Zona Norte e região da Serra Grande do Ceará. Em Sobral, a Diocese orientou que todas as paróquias realizem missas como as de domingo. "Não há orientação para missas em cemitérios", destaca o vigário geral da Diocese, monsenhor Gonçalo. A maioria das missas, que ocorrerá em cemitérios das regiões, são de responsabilidade destes locais. Os cemitérios públicos ganharam nova pintura e os passeios entre os túmulos foram limpos. O cemitério particular Jardim Eterno preparou uma programação de recepção aos familiares, inclusive com missa campal. Em Itapipoca, os cemitérios mantidos pela Prefeitura receberam pintura. No cemitério privado da cidade, haverá missas. Tururu fez uma limpeza geral no cemitério municipal. Em Granja, o cemitério público foi limpo, causando polêmica com alguns moradores, pois foram removidos algumas ossadas e restos de caixão.

No Cariri, as famílias preparam os túmulos para a visitação, que é mais intensa amanhã. No cemitério Nossa Senhora da Piedade, no Crato, há um mês que os serviços estão sendo efetuados no local. A capela e a sala de velórios passam por reformas. Desde o dia 30, que já acontece a IX Expormorte, na Praça Cristo Rei. São cerca de 5 mil lembrancinhas com imagens de pessoas já falecidas na cidade e famosos. A exposição é do taxista Roberto Brito. No cemitério, a Expomorte acontece dia 2. Em Juazeiro, o cemitério do Socorro terá maior visitação, por ser também o mais antigo da cidade. A coordenação estima que cerca de 100 mil pessoas passarão pelo local. Os túmulos do Padre Cícero e dos beatos são os mais visitados.

Em Iguatu, neste domingo, foi intensa a movimentação de pessoas nos dois cemitérios da cidade, que aproveitaram o dia de folga para fazer a limpeza dos jazigos. Os operários devem concluir hoje os serviços de pintura, capinação e colocação de jarros com flores para deixar o espaço mais acolhedor para os visitantes. A previsão é de que mais de 20 mil pessoas compareçam no dia dedicado aos mortos. Aqueles que não puderam fazer o preparativo dos túmulos no fim de semana, deixaram para hoje. As visitas começam pela manhã, a partir das 6 horas, e se estendem até as 22 horas. A Diocese de Iguatu já definiu o horário de celebração de missas. Na capela do cemitério Senhora Sant´Ana, o mais antigo, haverá três celebrações, às 6 horas, 9 horas e às 17 horas. No cemitério Parque da Saudade, às 8 horas e às 18 horas.

Crateús

A Paróquia Senhor do Bonfim e a Paróquia Imaculada Conceição, neste Município, prepararam uma programação especial para o Dia de Finados, com a realização de missas nos cemitérios e Igrejas da sede e distritos já a partir de hoje, às 17h no cemitério do Distrito de Santo Antônio. No dia 2, a primeira missa será às 6h30 no maior Cemitério da cidade, o São Miguel, e no mesmo horário no Distrito de Monte Nebo. No Cemitério Santa Rita a missa será às 7h e no mesmo horário no cemitério do Distrito de Assis. Às 18h30 e 19hs as tradicionais missas na Catedral do Senhor do Bonfim e Igreja Matriz da Imaculada Conceição, respectivamente. Ainda às 19h, missa no distrito de Lagoa das Pedras.

No Sertão Central, todos os parques santos da região estão sendo restaurados para as visitas do Dia de Finados. Nos maiores, os cemitérios de Quixadá e Quixeramobim, o movimento teve início neste domingo. Alguns retoques estavam sendo feitos. Em Quixadá, ainda havia muito entulho na entrada. A iluminação necessitava de reparos. A administração assegurou a solução de todos os problemas até a véspera de finados.