Café sombreado é alternativa ecológica

Escrito por Redação ,

Após séculos num sistema de cultivo em pleno sol, com a expansão dos cafezais provocando a derrubada da mata nativa e a exaustão do solo, outra técnica passou a ser utilizada pelos produtores de café do Maciço de Baturité, o sombreamento, explica o analista do Sebrae Baturité, Alfredo Alves. Ele é o coordenador do projeto de agronegócios do Café Verde.

>Rota pretende aquecer economia

>Passeio inclui natureza e muita história da região

Tendo espécies nativas da região serrana de Baturité como principais aliados na reversão do processo de degradação, o processo consiste no plantio e colheita do café, arábico, entre as árvores. A espécie não resiste ao contato direto com os raios do sol, morre por insolação. Assim, é possível fazer o cultivo sem agredir o meio ambiente.

Acerca do título, "Café Verde", conforme Alves, está associado à questão ecológica e ao panorama geográfico dos municípios incluídos no projeto elaborado pelo Sebrae. Não está relacionado a nenhum fator botânico ou comercial.

Os empreendedores

Os empreendedores convidados consideraram a proposta interessante. Todos assinaram o Termo de Adesão. Um deles foi o produtor Gerardo Farias, do Sítio São Roque. Ele lamentou apenas a prolongada estiagem no Nordeste, afetando diretamente a sua produção de café orgânico. Ressaltou, ainda, a necessidade do plantio de novas mudas e com elas ressurgir uma boa produção, como nos tempos em que chegou até a exportar para a Suécia. Para restabelecer seu prestígio, além do retorno das chuvas, necessitará de linhas de crédito especiais e de certificação internacional do seu café.

Para a empresária Mônica Oliveira, proprietária da Chocoberry, a proposta é excelente. Ela cita como exemplo o seu empreendimento. Funcionando há cinco anos em Guaramiranga, só abre nos fins de semana. Muitos deles, a maioria turistas procuram informações sobre as atrações da região. Ela e seus funcionários indicam alguns, mas sabem que a maioria ainda é desconhecida, como os novos parceiros. Quanto ao café, o consumo médio mensal não ultrapassa seis quilos, já que sua especialidade é chocolate, mas certamente terá mais destaque no cardápio.