Vice-prefeito assume a gestão municipal de Uruburetama com discurso fiscal

Com o titular do cargo afastado por até 90 dias, Artur Nery chega ao Executivo Municipal prometendo rever o tamanho da máquina pública. Rompido com José Hilson de Paiva, ele pediu "desculpas" à população pela aliança

Escrito por Redação ,
Legenda: Artur Wagner Vasconcelos Nery discursou cercado por aliados após tomar posse no cargo
Foto: Foto: JL Rosa

Não bastasse o clima de revolta em Uruburetama, após o afastamento do prefeito, José Hilson de Paiva, na última segunda-feira (15), por denúncias de abuso sexual, o vice-prefeito dele, Artur Wagner Vasconcelos Nery (PCdoB), assumiu a administração municipal provisoriamente, ontem, expondo um cenário alarmante nas contas públicas.

Segundo o novo gestor em exercício, rompido politicamente com o titular do cargo, a Prefeitura de Uruburetama está endividada, principalmente, devido aos gastos com a folha de pagamento de servidores. Artur Nery disse que deverá adotar medidas na máquina pública para controlar os gastos.

"Estou encontrando uma Prefeitura com bastantes dívidas, superando e muito o índice de 54% (dos gastos) dos funcionários, ultrapassando e muito (o limite de gastos com pessoal). Nós estamos discutindo com os assessores para ver as posições que a gente vai tomar daqui para frente", afirmou, em entrevista coletiva após tomar posse.

Artur Nery chegou à Câmara Municipal de Uruburetama, que aprovou na véspera, por unanimidade, o afastamento de José Hilson de Paiva, sob gritos da população de "ele merece!". Em seguida, recebeu da presidente da Casa, Maria Stela Gomes Rocha (Cidadania), conhecida como "Tetê", o termo de posse.

O prefeito em exercício disse ainda que não quer fazer "caça às bruxas" na gestão, mas considerou que será normal fazer mudanças na administração pública municipal. "A gente tem que trabalhar com a equipe que a gente possa ter confiança, mas ninguém está querendo caça às bruxas. A folha (de pagamento de servidores) está superando muito e temos que tomar certas atitudes, mas querendo causar o menor trauma possível na população".

No entanto, de acordo com Artur Nery, os problemas financeiros no Executivo não são apenas com a quantidade de funcionários. "Em todas as secretarias, existem excessos de portarias e muitas dívidas de medicamento, dívida de postos de gasolina, a situação não está boa".

Partido

Filiado ao PCdoB, partido do qual o prefeito afastado, José Hilson de Paiva, foi expulso, na última segunda (15), Artur Nery disse que cogita deixar a legenda, mas não confirmou. "Nos cinco primeiros meses (da gestão), rompemos com o prefeito afastado e não me senti bem no mesmo partido. (Sair do PCdoB) é coisa que ainda vou pensar, conversar com alguns amigos".

No município, o afastamento do titular do cargo por até 90 dias, após ter sido envolvido em um escândalo que soma pelo menos 17 vítimas de abusos sexuais, adquiriu, também, contornos políticos. Em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, quando o caso veio à tona no último domingo (14), José Hilson de Paiva negou ter realizado qualquer prática de abuso. Segundo ele, as denúncias são uma estratégia de políticos de oposição para afastá-lo. Ele foi eleito prefeito de Uruburetama em 2016 com 76% dos votos.

"Eu não posso dizer que fui tomado de surpresa, mas eu apenas estou cumprindo o que a Constituição manda. É um afastamento provisório, mas quero dizer que eu estou à disposição do povo de Uruburetama enquanto isso perdurar. (...) Nesse período em que estarei à frente da Prefeitura de Uruburetama, eu não procurarei causar grandes traumas à população que já vive sofrida com o que vem acontecendo", disse o vice.

Desculpas

Réu por extorsão e formação de quadrilha por supostamente chantagear José Hilson de posse do material de vídeo divulgado, Artur Nery foi questionado sobre desde quando tinha conhecimento dos casos. "Saber, de ouvir dizer, eu sabia há muito tempo. Mas não recebi denúncia nenhuma, não. Até posso recordar aqui, um ano atrás, no dia 8 de março, para ser mais específico, foi que surgiram as primeiras denúncias contra ele aqui. Denúncias com provas, né?", afirmou.

Sobre a acusação de extorsão, a versão de Artur é que recebeu um telefonema de José Hilson, insistindo para que ele fosse à sua casa com o objetivo de montar uma cena que caracterizasse a chantagem do então vice-prefeito. "Eu sou incapaz de fazer uma coisa dessa. Mesmo com um adversário. O processo correu e depois eu fui surpreendido, (soube) que eu estava sendo processado".

Em relação às novas denúncias, publicadas pelo Sistema Verdes Mares, Artur pediu desculpas à população. "Absurdo. Eu tenho que pedir desculpas à população de Uruburetama por ter me aliado com um cara desse e ter ajudado ele a ser eleito, quero pedir desculpas não à população, mas principalmente às mulheres que foram molestadas por ele. Não tem volta, em termos de caráter", concluiu.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.