PPS marca encontro para avaliar o quadro

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
O partido teve que mudar de candidato a prefeito, em Fortaleza, nas últimas horas da campanha eleitoral

No fim deste mês de outubro, o Diretório Estadual do Partido Popular Socialista (PPS) realizará um encontro com seus filiados eleitos no pleito deste ano, na sede da agremiação. Na reunião, os integrantes da legenda farão um balanço do resultado obtido em 5 de outubro último. As diretrizes de tal encontro serão traçadas pela Executiva Nacional que realizará encontro similar, também neste mês. A informação é da 1ª secretária estadual do partido, Cláudia Brilhante.

No pleito de 2008, o PPS elegeu dois prefeitos e 66 vereadores em alguns dos 184 municípios cearenses. Os gestores foram Raimundo Chaves de Araújo, no município de Carnaubal,e Francisco Rômulo Cruz Gomes na cidade de Pacoti. Brilhante, agora, avalia os resultados eleitorais como ´satisfatórios, pois, de 2005 para cá, tivemos a saída de lideranças políticas ligadas aos Ferreira Gomes e fizemos uma reestruturação geral´, colocou.

Há 4 anos, ainda sob o controle do grupo político do então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, o PPS elegeu 38 prefeitos e 254 vereadores, sendo a 2ª agremiação com melhor desempenho naquele pleito no Ceará, sendo superada apenas pelo PSDB, partido que controlava, na época, o Governo do Estado.

Fortaleza

Já em relação a situação do partido na Capital, Brilhante informou que dirigentes estaduais e municipais conversarão com o único vereador eleito da agremiação para a Câmara Municipal de Fortaleza em 2009, Glauber Lacerda, a fim de ter uma decisão sobre qual será a posição do PPS em relação ao 2º mandato de Luizianne Lins (PT). Glauber fez parte da base aliada da prefeita nestes quatro anos. ´Ele é um homem de partido, fato que fez campanha para o Luiz Gastão. Agora vamos conversar com ele, ver o que ele nos tem a dizer e tirarmos juntos um posicionamento´. Já o outro vereador da legenda, José Carlos Carvalho, que não foi reeleito, faz oposição à petista naquele Legislativo.

Indagada sobre a situação do candidato a prefeito de Granja do PPS, Romeu Aldigueri, Cláudia Brilhante explicou que o comando estadual do partido deverá ter uma posição na reunião do diretório nacional em Brasília, também no fim deste mês. ´Ainda há a expectativa sobre votos fraudados lá em Granja, o que há uma indefinição da eleição naquele Município, mas deveremos ter um posicionamento da direção nacional sobre o caso também no encontro do diretório´, disse.

Aldigueri é acusado de ter utilizado uma voz falsa do presidente Lula, em uma de suas inserções, no horário eleitoral do rádio. Havia informação de que o PPS já expulsaria Aldigueri, a partir do dia 6 de outubro, independente do resultado, o que não ocorreu.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.