Paulo Cesar Norões: É Namoro ou amizade?

Escrito por Paulo Cesar Norões ,

Não foi a primeira nem será a última vez que Tasso Jereissati compareceu a um evento da Prefeitura de Fortaleza. Já atendeu convites não só de Roberto Cláudio mas também do governador Camilo Santana. A presença do senador tucano na apresentação do "Mais Ação", pacote de obras do prefeito de R$ 1,5 bilhão, é uma forma de reconhecimento de RC pela ajuda de Tasso na liberação dos empréstimos que vão garantir o investimento.

Mas, é óbvio que gera especulações sobre uma possível reaproximação política do senador com o grupo dos Ferreira Gomes, com vistas às eleições vindouras. Especulações que, registre-se, não são de hoje. Elas começaram no rastro das conversas entre Tasso e Cid Gomes, na chegada deste ao Senado. Os FG teriam o apoio de Tasso para minar a candidatura do Capitão Wagner, em 2020. Em contrapartida, apoiariam a reeleição do tucano, em 2022.

Na rua

Alheio às especulações, Carlos Matos, o tucano que o PSDB anunciou como pré-candidato à sucessão de Roberto Cláudio, estreou neste fim de semana a realização de rodas de conversa em bairros da Capital sobre o momento atual e o futuro da cidade sob a perspectiva de soluções viáveis de governança. Matos esteve reunido com lideranças comunitárias do bairro Granja Portugal, marcando o início de um ciclo de debates que irá se desenvolver de forma continuada neste ano de 2019.

Quem sabe?

Roberto Cláudio tem se recusado a falar sobre quem será seu candidato. Repete sempre que ainda é cedo. Pequenos gestos, no entanto, muitas vezes são interpretados como pistas. No evento de ontem, no Teatro São José, RC falou sobre gratidão e teceu elogios ao deputado José Sarto (PDT). "Sempre foi interlocutor dos assuntos de interesse da Prefeitura na Assembleia Legislativa. Eu agora conto com um interlocutor privilegiado, porque ele é presidente do Poder. Muito obrigado, meu amigo, por tudo o que tem feito", disse.

Articuladora

Faltou ser dito. Na passagem de Damares Alves por Fortaleza, semana passada, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos destacou a capacidade de articulação da vereadora Priscila Costa (PRTB). Foi ela a responsável direta pela escolha da capital cearense para servir de piloto para o programa de inclusão digital dos idosos do Governo Federal, aqui em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Priscila Costa é uma jovem vereadora de primeiro mandato, representante, no Ceará, da nova direita que surgiu e se expande pelo Brasil.

Deputado federal Leônidas Cristino é o único do Ceará na comissão externa que vai acompanhar obras públicas inacabadas no País, a ser instalada hoje, na Câmara dos Deputados. O parlamentar cearense preside a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional

Assembleia legislativa fará sessão solene quinta-feira (4), às 18h, pelos 100 anos do Centro Industrial do Ceará. Iniciativa do deputado Evandro Leitão (PDT). Atual presidente do CIC, André Siqueira, será um dos homenageados

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.