Saia de 1964 e tente contribuir com 2020, diz presidente da OAB após nota de general Heleno

General Heleno se posicionou contrário à decisão do ministro do STF em apreender e periciar o celular do presidente Jair Bolsonaro, presidente da OAB se manifestou contra o ministro-chefe da GSI

Escrito por FolhaPress ,
Legenda: Felipe Santa Cruz, presidente da OAB
Foto: Foto: Reprodução

Em resposta à nota em que o general da reserva Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência, diz que a apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro poderia "ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional", o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, apontou anacronismo e pediu que o militar ajudasse mais no período da pandemia do novo coronavírus.

"General Heleno, as instituições rechaçam o anacronismo de sua nota. Saia de 64 e tente contribuir com 2020, se puder. Se não puder, #fiqueemcasa", escreveu Santa Cruz nesta sexta-feira (22), logo após a publicação do texto pelo general.

Em sua nota, Heleno escreveu que "o pedido de apreensão do celular do Presidente da República" é inconcebível e, até certo ponto, inacreditável. Caso se efetivasse, seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder".

Ele ainda disse que estava fazendo "um alerta" às "autoridades constituídas" de que o pedido seria uma "tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes".

Nesta sexta (22), o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), encaminhou à PGR (Procuradoria-Geral da República) pedidos de partidos e parlamentares de oposição para que o celular de Bolsonaro seja apreendido e periciado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.