Novo ministro da Justiça demite general Theophilo da Secretaria Nacional de Segurança Pública

A exoneração ainda deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), em edição dos próximos dias

Escrito por Redação ,

O secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, foi demitido pelo novo ministro da Justiça, André Mendonça. A exoneração ainda deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU). A informação foi confirmada por General Theophilo em entrevista ao Sistema Verdes Mares. 

Ainda segundo o então secretário, Mendonça não justificou para ele o motivo da exoneração. Afirmou ainda que agora retorna ao Ceará e não tem, até o momento, perspectiva de novo envolvimento na política. 

Ainda na noite da última segunda-feira (4), Mendonça avisou a Theophilo que precisaria do cargo e a expectativa é de que um coronel da Polícia Militar assuma a Pasta. A informação da exoneração ocorre uma semana após Sergio Moro deixar a o Ministério da Justiça. O ex-juiz foi o responsável por levar o general a assumir o cargo. 

Nomeação

Para Moro, o general era competente para assumir a secretaria, pois tinha uma larga experiência na área e um grande currículo.

"Mais do que um homem de ação, eu queria um homem de gestão para o cargo", disse Moro, afirmando ainda que "não existe nenhuma indicação política partidária", disse na ocasião. 

General Theophilo foi candidato ao Governo do Ceará em 2018, mas foi derrotado pelo governador Camilo Santana (PT) ainda no primeiro turno da eleição.

A saída de Moro do Governo, anunciada em uma coletiva, ampliou a crise política no País. Ele acusou o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir politicamente no trabalho da Polícia Federal, visando obter benefícios pessoais.

Após Moro deixar o cargo, o Governo voltou a avaliar separar as pastas de Justiça e de Segurança Pública.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados