Ministério da Justiça diz que celular de Bolsonaro também foi alvo de hackers presos

A Polícia Federal prendeu quatro suspeitos de invadir o celular do ministro Sergio Moro e outras autoridades na Operação Spoofing

Escrito por Redação ,
Legenda: O presidente Bolsonaro foi avisado, segundo o ministério, por "questão de segurança".
Foto: Foto: Presidência da República

Celulares usados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) também foram alvos de ataque do grupo de hackers preso na terça-feira (23) em operação da Polícia Federal. A informação foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (25), após alerta da PF ao órgão.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que, por uma questão de segurança nacional, Bolsonaro foi devidamente comunicado sobre o fato.

"O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi, por questão de segurança nacional, informado pela Polícia Federal de que aparelhos celulares utilizados pelo Sr. Presidente da República foram alvos de ataques pelo grupo de hackers preso na última terça feira. Por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao Sr. Presidente da República."

Operação Spoofing
Na terça (23), quatro pessoas foram presas sob suspeita de hackear telefones de autoridades, incluindo Moro e Deltan. Foram cumpridas 11 ordens judiciais, das quais 7 de busca e apreensão e 4 de prisão temporária nas cidades de São Paulo, Araraquara (SP) e Ribeirão Preto (SP). Os quatro presos foram transferidos para Brasília, onde prestariam depoimento à PF.

A investigação ainda não conseguiu estabelecer com exatidão se o grupo sob investigação em São Paulo tem ligação com o pacote de mensagens. Também não há provas de que os diálogos, enviados ao Intercept por fonte anônima, foram obtidos a partir de ataque hacker.

O inquérito em curso foi aberto em Brasília para apurar, inicialmente, o ataque a aparelhos de Moro, do juiz federal Abel Gomes, relator da Lava Jato no TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), do juiz federal no Rio Flávio Lucas e dos delegados da PF em São Paulo Rafael Fernandes e Flávio Reis. Segundo investigadores, a apuração mostrou que o celular de Deltan também foi alvo do grupo.

Segundo o ministro afirmou ao Senado, em 4 de junho, por volta das 18h, seu próprio número lhe telefonou três vezes. Segundo a Polícia Federal, os invasores não roubaram dados do aparelho. De acordo com o Intercept, não há ligação entre as mensagens e o ataque, visto que o pacote de conversas já estava com o site quando ocorreu a invasão.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.