Fortaleza elege apenas 6 vereadoras e mulheres perdem força na Câmara

Em 2012, sete candidatas obtiveram votos suficientes para o cargo, mas apenas duas delas conseguiram se reeleger para mais um mandato

Escrito por Áquila Leite ,
A participação feminina na Câmara Municipal de Fortaleza, que já não é muito representativa atualmente, vai diminuir ainda mais na gestão 2017-2020, posto que, dos 43 vereadores eleitos nas eleições municipais deste ano, apenas seis são mulheres. Em 2012, sete candidatas obtiveram votos suficientes para o cargo, mas apenas duas delas conseguiram se reeleger para mais um mandato. As informações são do Tribunal Eleitoral Superior (TSE).
 
> Câmara terá 60% de renovação em 2017
 
Com o resultado das urnas deste domingo (2), as mulheres representarão, portanto, apenas 13,9% da Câmara Municipal de Fortaleza – atualmente a participação é de 16,2%. A vereadora mais votada neste ano foi a líder comunitária (PTC), que conseguiu 7.337 votos na Capital cearense. Sua colega de legenda, Cláudia Gomes, foi a segunda mulher mais votada para o cargo, com 7.307. Ambas foram reeleitas.
 
> Isto não é democracia, diz Ailton Lopes
 
As demais vereadoras eleitas neste ano na Capital vão para o primeiro mandato em 2017. São elas: Marta Gonçalves, do PEN (6.685 votos); Priscila Costa, do PRTB (5.491); Marilia do Posto, do PRB (4.639) e Larissa Gaspar, do PPL, que registrou 4.445 votos. Em 2012, os eleitores da cidade elegeram Dra. Magaly (PMDB), Leda Moreira (PSL), Cláudia Gomes (PTC), Germana Soares (PHS), Tamara Holanda (PSDC), Toinha Rocha (PSOL) e Bá (PTC). Na ocasião, Dra. Magaly foi a melhor posicionada, com 10.407 votos.
 
Conheça o perfil de cada uma
 
vereadoraba
 
: Lucimar Vieira Martins tem 63 anos e é natural de Itapiúna (CE). É comerciante e líder comunitária há mais de 30 anos, sendo eleita vereadora pela primeira vez em 2012, em sua quarta tentativa, com 5.011 votos. O apelido Bá vem da infância, quando os irmãos a chamavam dessa maneira. Ela mora no Bairro Parque São José.
 
vereadoraclaudia

Cláudia Gomes: Regina Cláudia Tabosa Ferreira Gomes nasceu em 10 de agosto de 1969, em Fortaleza. Casada com o ex-vereador Marcílio Gomes, é formada em fisioterapia e engenharia civil. Foi eleita vereadora em 2012 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), com 7.464 votos.
 
vereadoramartha
 
Marta Gonçalves: Marta Maria do Socorro Lima Barros Gonçalves, de 60 anos, é aposentada (exceto servidor público). Foi educadora e é esposa do Dr. Acilon Gonçalves, que foi prefeito de Eusébio entre 2005 e 2013 e vai reassumir o cargo em 2017, já que foi eleito novamente nas eleições municipais deste ano. “Dediquei minha vida a ser educadora e durante todo meu período no magistério, pude ver que ensinar é a melhor forma de aprender”, diz em sua página.
 
vereadorapriscila
 
Priscila Costa: A mais nova das vereadoras eleitas neste ano, Priscila Bezerra da Costa tem 32 anos e é jornalista. Segunda sua página oficial, ao longo da sua carreira na rádio e na TV, tem se apresentado fielmente comprometida com o debate a respeito dos valores de uma sociedade livre e da renovação política. Ela se diz identificada com posicionamentos conservadores e defensora da família, além de ser “uma voz para denunciar a violência causada pelo aborto e pelas drogas”.
 
vereadoramarilia
 
Marilia do Posto: Agente de saúde e sanitarista, Marilia Freire Paiva, de 52 anos, trabalha há 22 anos em um posto de saúde na comunidade Itaoca, situada entre a Serrinha, o Montese e a Parangaba. “Todos os dias vejo o quão é bom e prazeroso trabalhar de perto vendo a realidade de cada morador da comunidade Itaóca e bairros adjacentes”.
 
vereadoralarissa
 
Larissa Gaspar: Servidora municipal e advogada, Larissa Maria Fernandes Gaspar da Costa, de 33 anos, foi candidata a deputada estadual do Ceará nas eleições de 2014, mas não foi eleita. Militante feminista, ela se diz defensora da igualdade de gênero e dos direitos dos animais. “Larissa se engajou na defesa do parto normal e humanizado, da amamentação em livre demanda. Além disso, luta pelo fim da violência contra a mulher, pela desconstrução da cultura machista e pelo incentivo à participação política das mulheres”, diz sua página.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.