Deltan defende 'um PGR testado e aprovado em sua história e seus planos'

O escolhido de Bolsonaro, Augusto Aras, não constava da lista tríplice escolhida pela categoria para substituir Raquel Dodge, cujo mandato termina mo dia 17 de setembro

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: Deltan faz coro à Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), que emitiu nota na noite desta quinta-feira sobre o assunto
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O coordenador da Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol, afirmou que a força-tarefa defende o respeito à lista tríplice para escolha do procurador-geral da República, pois ela seria uma forma de garantir um chefe "testado e aprovado" para a instituição. "A força-tarefa Lava Jato no Paraná sempre defendeu a lista tríplice, por favorecer a escolha de um PGR testado e aprovado em sua história e seus planos, assim como a independência do Ministério Público", escreveu o procurador da República em seu Twitter.

Deltan faz coro à Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), que emitiu nota na noite desta quinta-feira, 5, na qual se posiciona contrário à decisão de Jair Bolsonaro de nomear Augusto Aras como o futuro procurador-geral da República.

Segundo a entidade dos procuradores, a "ação interrompe um costume constitucional de quase duas décadas, seguido pelos outros 29 Ministérios Públicos do país". "A escolha significa, para o Ministério Público Federal (MPF), um retrocesso institucional e democrático". A ANPR convocou os procuradores para um protesto em reação à nomeação.

Augusto Aras não constava da lista tríplice escolhida pela categoria para substituir Raquel Dodge, cujo mandato termina mo dia 17 de setembro. "Nós nos unimos à ANPR no debate pelo melhor para o País e para a causa anticorrupção", disse o coordenador da Lava Jato no Twitter.

O procurador Roberson Pozzobon, outro integrante da força tarefa em Curitiba, defendeu a independência do procurador-geral e do Ministério Público. "É o mínimo existencial de uma instituição que - sejamos realistas - quando bem exerce seus deveres constitucionais, acaba vez ou outra incomodando muitos poderosos", escreveu em sua conta no Twitter. Ele foi compartilhado por Deltan Dallagnol.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.