Debate com ministro da Educação pode durar até seis horas na Câmara

Abraham Weintraub vai explicar diminuição de recursos para universidades públicas e institutos federais

Escrito por Agência Câmara ,
Legenda: Abraham Weintraub é pressionado pelos protestos de estudantes e professores contra a redução das verbas para a Educação
Foto: Foto: MEC

Os líderes se reuniram para definir os procedimentos da comissão geral que vai ouvir o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Plenário da Câmara. A reunião, marcada para começar às 15 horas, vai durar até no máximo 21 horas. 

>Bolsonaro chama manifestantes contra cortes na educação de 'idiotas úteis'
>Em dia de protestos, titular do MEC vai explicar corte no orçamento

“A gente quer ouvir o ministro, quer que ele dê os esclarecimentos necessários, mas não pode virar uma chicana. O dia só tem 24 horas e, se deixar todo mundo falar e usar o regimento, trava tudo. Por isso decidimos que, impreterivelmente, a sessão acaba às 21 horas”, disse a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP). 

Weintraub foi convocado ontem a partir de uma união da oposição com partidos de centro não alinhados com o governo Bolsonaro. Apenas o PSL e o Novo foram contrários à convocação.

A comissão geral com o ministro coincide com protestos convocados para todo o País contrários à diminuição de recursos para universidades públicas e institutos federais. 

Perguntas em bloco

Hasselmann explicou ainda que as perguntas dos deputados serão feitas em blocos. A cada cinco deputados, Weintraub terá até dez minutos para responder aos questionamentos. 

A líder da Minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), explicou que o ministro terá 30 minutos para falar no início da sessão. Será, então, questionado pelos deputados que falarão em blocos, intercalando líderes e deputados inscritos. “Os partidos irão indicar seus deputados na proporcionalidade das bancadas para que não fale predominantemente um partido e outro partido não fale”, disse ela. 

Cada deputado terá 3 minutos para falar, enquanto os líderes poderão falar por até 5 minutos. 

Jandira disse que deverão falar, no decorrer da sessão, todos os líderes partidários e até 25 deputados inscritos. Os líderes decidiram ainda que não haverá direito a réplicas ou tréplicas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.