Avança na Câmara proposta que eleva recursos para o Nordeste

Comissão aprova tramitação da PEC que aumenta repasse para fundos de desenvolvimento do Nordeste e de outras regiões

Escrito por Agência Câmara ,
Legenda: Relator da PEC, deputado Cássio Andrade (PSB-PA), disse que uma comissão especial irá analisar o mérito da proposta
Foto: Foto: Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade de proposta que amplia em 1% o percentual destinado aos programas de financiamento das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O texto agora seguirá para análise de uma comissão especial.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 470/01, do Senado Federal, aumenta de 3% para 4% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) o total a ser repassado para os fundos constitucionais de desenvolvimento das regiões.

Além disso, o texto inclui na Constituição os percentuais reservados à cada região: 0,9 ponto percentual à Região Norte, 0,9 à Região Centro-Oeste e o restante à região Nordeste, assegurado ao semiárido a metade dos recursos nordestinos.

Impacto

O relator, deputado Cássio Andrade (PSB-PA), avaliou que a proposta está de acordo com as normas constitucionais e legais, mas destacou que a comissão especial precisa avaliar o impacto da medida.

“Com o aumento de 3% para 4%, a União passaria a entregar 50% da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI, o que deverá ser objeto de atenção da comissão especial que analisar o mérito da proposta”, argumentou.

Tramitação

A proposta será analisada por uma comissão especial antes de ir ao Plenário. Para ser aprovada, precisa do voto favorável de 308 deputados em dois turnos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.