Ausência da PM em inauguração de aeroporto acirra queda de braço entre Bolsonaro e Rui Costa

"Quem é impopular e tem medo de ir para as ruas, fica no seu gabinete. Que as forças federais cuidem do presidente", disse Rui Costa em entrevista à rádio

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: O embate entre Bolsonaro e Rui Costa se dá na esteira da polêmica causada pela fala do presidente sobre os nordestinos.
Foto: Foto: Presidência da República

O presidente da República, Jair Bolsonaro, usou sua conta pessoal no Twitter, na manhã desta terça-feira, 23, para classificar de "lamentável" a decisão do governador da Bahia, Rui Costa (PT), de não autorizar a presença da Polícia Militar para a sua segurança e a dos convidados que irão participar, às 11h de hoje, da inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, na cidade de Vitória da Conquista. 

Distante cerca de 500 quilômetros de Salvador, o terminal será inaugurado por Bolsonaro, mas não contará com a presença do governador do Estado.

Governador da Bahia desiste de ir à inauguração de aeroporto com Bolsonaro

Em entrevista à rádio Metrópole, da Bahia, também nesta manhã, o governador rebateu o Twitter do presidente da República. "Eu não posso colocar policiais militares para espancar o povo baiano, que quer conhecer o aeroporto". E continuou: "Quem é impopular e tem medo de ir para as ruas, fica no seu gabinete. Que as forças federais cuidem do presidente. Ele não confia no Exército? Ele foi do Exército e não confia no Exército?", questionou. 

Polêmica

O embate entre os chefes do Executivo federal e baiano se dá na esteira da polêmica causada pela fala de Bolsonaro sobre os nordestinos, na última sexta-feira, 19, quando os classificou pejorativamente de "paraíbas". Em vídeo divulgado nas redes sociais, Rui Costa diz que tem profundo orgulho de ser nordestino. 

"Chega de ódio e intolerância", diz Camilo sobre frase polêmica de Bolsonaro

Ainda no vídeo, Costa diz que "exercitando a boa educação que aprendeu", convidou o atual governo federal a estar presente nesta grande festa de inauguração do Aeroporto Glauber Rocha. "Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia e, desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia."

Na rede social, o post do presidente foi rebatido pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA). Segundo ele, Bolsonaro "precisa conhecer o nome do aeroporto, que é Glauber Rocha, cineasta baiano, grande combatente do fascismo e populismo que você representa. As baianas e baianos não deixarão você manchar sua memória". 

Já o deputado Helder Salomão (PT-ES) afirmou que Bolsonaro evitará contato com nordestinos no evento e que a filha de Glauber Rocha, homenageado com o nome do aeroporto, não comparecerá à inauguração por conta da presença do presidente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.