Muda a composição da AL com nova efetivação

O deputado Leonardo Araújo foi efetivado, ontem, após a renúncia de Carlomano Marques, para assumir Prefeitura

Escrito por Redação ,
Legenda: Leonardo Araújo já havia ocupado cadeira na Assembleia como suplente. Outros que voltaram à AL foram os deputados que eram secretários.
Foto: Foto: José Leomar

O peemedebista Leonardo Araújo voltou à Assembleia Legislativa, desta vez de maneira efetiva depois da renúncia ao mandato, protocolada pelo seu correligionário, Carlomano Marques. Os outros deputados que foram eleitos prefeitos: Laís Nunes, Naumi Amorim, Zé Ailton, e Ivo Gomes só renunciarão seus mandatos nos próximos dias.

Em razão da eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia, hoje, foram exonerados de seus cargos de secretário de Estado, no último dia 29 os deputados Odilon Aguiar, Mirian Sobreira e Jeová Mota. Odilon Aguiar, em razão do rompimento do seu grupo político com o Governo (ele é ligado a Domingos Filho), não deverá retornar ao secretariado de Camilo. Os outros voltarão.

Para Leonardo, que por um certo tempo ocupou cadeira na Assembleia, substituindo o próprio Carlomano, "é muito emocionante poder retornar com mandato efetivo, o que nos assegura mais altivez e, acima de tudo, o compromisso com o povo do Ceará, que será realizado de forma coesa e com responsabilidade social", disse ontem em discurso proferido logo após tomar posse.

Afirmando não ter preparado discurso para a ocasião e que abriria mão de palavras bonitas, Leonardo colocou que o período em que esteve na Casa, também substituindo Carlomano, quando esse tirou licença médica, o credenciaria a subir na tribuna para dizer que seu compromisso é com o povo do Ceará.

Em aparte, o deputado Joaquim Noronha (PRP) parabenizou pela posse permanente. "Quando assumia interinamente demonstrava trabalho belíssimo e agora se efetiva para concretizar os sonhos que eleitores colocaram em suas mãos", disse, acrescentando que Leonardo Araújo seria seu conterrâneo, com quem compartilhou momentos de sua infância.

"Somos filhos do mesmo município e hoje posso compartilhar experiências com o amigo deputado. Me orgulho de sua presença e tenho certeza que junto conosco faremos um novo tempo e daremos ao Parlamento a oportunidade de engrandecer, com personalidade e o vigor necessário".

A fala em comemoração pelo retorno foi contemplada por diversos apartes. Vice líder do PMDB e segundo vice-presidente da Assembleia, o deputado estadual Danniel Oliveira, disse testemunhar que o colega merece estar efetivo após passar oito meses no cargo onde mostrou responsabilidade com o poder público. "Com sua presença diária a Casa fica mais rica e culta".

Oxigenação

Roberto Mesquita (PSD) apontou que a política deve ser feita por homens que a amam. "A política é a arte onde os que por ela têm paixão, encontram espaço para dialogar. Vossa excelência nesse período em que esteve conosco ainda não efetiva, cravou a imagem de político nato, dado a disputa e, acima de tudo, de um homem tolerante. Por essas e outras questões vai proporcionar maior oxigenação quando a própria sociedade e esse Parlamento reclamam mudança na Casa", disse.

Fernanda Pessoa (PR) também parabenizou o parlamentar e disse que, quando na suplência de Carlomano, Leonardo contribui de maneira significativa com o Parlamento. "Fico feliz em saber que voltou para reforçar a bancada do PMDB, que faz a diferença. Como advogado, tem muito o que contribuir a partir de suas experiências, o que nos deixa felizes com a efetivação".

Sérgio Aguiar (PDT) ressaltou a importância de o Legislativo passar a contar efetivamente com mais um parlamentar com raízes nos Inhamuns. "Mais de 10% dos deputados vem dos Inhamuns. Vale ressaltar que substitui um grande parlamentar, que esteve aqui por sete mandatos", apontou. Por sua vez, o vice-presidente da Casa, Tin Gomes (PHS) engrandeceu o trabalho realizado por Araújo durante o período de suplência.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.