Planalto quer acordo para tentar manter mandato de Eduardo Cunha

Deputado estaria disposto a renunciar à presidência da Casa se o governo garantisse apoio a um aliado como seu sucessor no comando da Casa

Escrito por Redação ,

Alguns interlocutores do Palácio do Planalto estão tentando tomar medidas para manter o mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atualmente afastado da presidência da Câmara. A ideia é conseguir ajuda do governo para viabilizar a eleição do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), aliado de Cunha, como seu sucessor no comando da Casa. O resultado daria mais chance ao peemedebista de escapar de seu processo de cassação.

Em troca do suporte do governo em uma possível eleição de Rosso, Cunha renunciaria à presidência da Câmara dos Deputados, diminuindo consideravelmente a instabilidade atual da Casa, provisoriamente comandada pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA). A sucessão da Câmara foi, inclusive, um dos pontos destacados na conversa que o presidente interino Michel Temer teve com Eduardo Cunha no último domingo (26), no Palácio do Jaburu.

De acordo com fontes do Planalto, Cunha insinuou para Temer que gostaria de ajuda para viabilizar sua saída da presidência da Câmara, tendo em vista que atualmente não tem como articular isto por conta própria. O pedido de Cunha, no entanto, seria que o apoio fosse dado a um deputado que não lhe perseguiria após a renúncia.

"Não dá para querer que ele renuncie sem o compromisso de que o sucessor não lhe seja hostil", destaca uma fonte do Planalto. "A renúncia é ótima para o governo. Não dá para a Câmara ficar parada deste jeito, com um presidente interino que deixa uma semana toda sem votar nada", complementa.