Novo presidente da Câmara será escolhido hoje; veja o perfil de cada um dos candidatos

Deputados votam nesta quarta-feira para definir o sucessor de Eduardo Cunha, que renunciou no último dia 7 de julho

Escrito por Agência Brasil ,
Após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Câmara dos Deputados vai definir nesta quarta-feira (13), a partir das 17h30, o nome do novo presidente da Casa. Ao todo, 14 deputados oficializaram candidaturas para o mandato tampão até fevereiro do ano que vem. Além de comandar a Casa, quem vencer a disputa será o segundo na linha sucessória do País, caso o Senado confirme o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
 
O prazo para inscrição foi encerrado às 12h, com 17 candidatos. Beto Mansur (PRB-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Fausto Pinato (PP-SP), porém, desistiram do pleito, reduzindo o número para 14.
 
A eleição ocorrerá por meio de urnas eletrônicas e o voto será secreto, conforme prevê o regimento interno da Casa. A ordem dos candidatos na votação e a dos discursos foi  definida por meio de sorteio. Cada candidato terá dez minutos para apresentar suas plataformas e pedir o voto dos colegas.
 
Veja a ordem dos candidatos:
 
1. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
2. Evair Vieira de Melo (PV-ES) 
3. Miro Teixeira (REDE-RJ) 
4. Giacobo (PR-PR) 
5. Cristiane Brasil (PTB-RJ) 
6. Luiza Erundina (PSOL-SP)
7. Fabio Ramalho (PMDB-MG)
8. Carlos Manato (SD-ES)
9. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) 
10. Marcelo Castro (PMDB-PI)
11. Rogério Rosso (PSD-DF)
12. Gilberto Nascimento (PSC-SP)
13. Esperidião Amin (PP-SC)
14. Orlando Silva (PCdoB-SP)
 
Para ser eleito, o deputado precisará da maioria absoluta, ou seja, 257 votos. Caso ninguém consiga atingir esse número na primeira votação, haverá segundo turno. Em caso de empate, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, a disputa será decidida obedecendo aos seguintes critérios: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.
 
Veja o perfil de cada um dos candidatos:
 
pefil