Novo arcebispo militar é também general de divisão de todas as Forças Armadas

Dom Fernando deve coordenar e orientar as 150 capelanias instaladas em organizações militares no Brasil e no exterior

Escrito por Lia Girão ,

O novo arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, que tomou posse do novo serviço na última terça-feira (8), em Brasília, é também detentor das patentes de General do Exército, Brigadeiro da Aeronáutica e Almirante da Marinha.

Arcebispo Exército

Militares saúdam seu Arcebispo Dom Fernando Guimarães pelo cargo na Igreja e também por deter patente equivalente à general-de-divisão das Forças Armadas. Foto: Ministério da Defesa

O quarto arcebispo a ocupar o cargo do Ordinariado Militar do Brasil substitui dom Osvino José Both, que, pelas normas canônicas, deixou o cargo ao completar 75 anos de idade. Entre as suas funções, Dom Fernando deve coordenar e orientar as 150 capelanias instaladas em organizações militares no Brasil e no exterior e prestar assessoria ao ministro da Defesa.

Quando se apresentou ao ministro da Defesa, Celso Amorim, Dom Fernando José disse que pretende intensificar o diálogo entre as diferentes crenças seguidas nas Forças Armadas. “A vida do militar é essencialmente uma vida de fé, já que é idealista, pois a pessoa é capaz de dar a própria existência se necessário”, explicou o arcebispo.

Sobre os não religiosos, como ateus e agnósticos, o arcebispo disse não ver problemas de convivência. “Não tenho problemas com ateus. Podemos dialogar por meio da filosofia”, comentou.