“Fada do dente” recebe dentes de leite em endereço próprio

Iniciativa é desenvolvida pela FOUSP para estudo sobre células tronco e inúmeras pesquisas.

Escrito por Educa Mais Brasil ,

Dentes que poderiam ficar guardados no fundo de uma gaveta, ser jogados em cima do telhado ou até ir para o lixo podem ser enviados para a Fada do Dente. A campanha “O Endereço da Fada do Dente", desenvolvida pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), está incentivando doações de dentes de leite e também permanentes para estudo sobre células tronco e inúmeras pesquisas como teste de materiais de restaurações de cáries. Além disso, a iniciativa busca incentivar nas crianças a cultura da doação de órgãos.

A campanha mantêm a lenda da Fada do dente mas com uma narrativa diferente. Agora ela tem endereço próprio e recebe correspondências do público mirim que deseja contribuir para a evolução científica. A fada possui um site, onde pode ser solicitado o envelope para o envio do dente de forma segura, além do termo de autorização que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis da criança. Também estão disponíveis um livro infantil e outras peças. 

Para os especialistas, o dente de leite é muito importante, pois nele está contido a polpa do dente que guarda as células-tronco. De acordo com a professora do curso de Odontologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Dra. Michele Baffi Diniz, as células-tronco são capazes de se transformar, em condições adequadas, em diversas outras células do corpo (tecidos e órgãos). 

“Estudos estão sendo realizados e mostram um potencial na regeneração ou reparação de tecidos dentais, construindo um 'Biodente', e também para tecidos não dentais. Assim, células-tronco de polpa de dentes decíduos já foram utilizadas para formar estruturas do pâncreas e músculos”, explica Diniz que ressalta que, com isso, o tratamento e até mesmo a cura de algumas doenças tornaram-se algo mais próximo da realidade.

Quem quiser contribuir para as pesquisas com células-tronco, a fada do dente informa no site que recebe visitas na FOUSP.  “Se seu dente estiver quase caindo, venha me visitar aqui na FOUSP: ele também será usado em pesquisas de células-tronco que ajudam a curar doenças!” Essa visita é necessária porque a manipulação do dente de leite é feita de maneira diferente para preservação da polpa do dente. “O dente pode ser extraído de maneira asséptica por um dentista. De modo seguro, a polpa é enviada ao laboratório onde as células-tronco são processadas e preservadas”, explica a odontologista

Os dentes permanentes também são bem-vindos na FOUSP, pois servem para realizar testes para tratamentos.  A Dra. Michele Diniz pontua que podem ser feitos estudos em diversas áreas da Odontologia, como na Endodontia (tratamentos de doenças da polpa do dente), Dentística (odontologia estética e restauradora), Materiais Dentários, Odontopediatria, Próteses e Implantes. 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo educa mais brasil