Poluição dos rios

Os rios brasileiros estão cada dia mais poluídos. Com o aumento da população e da falta de saneamento, sem deixar de citar o inexistente tratamento de esgotos e fossas residenciais, nossos rios agonizam. As indústrias são as maiores poluidoras, porque despejam toneladas de rejeitos químicos diretamente em seus leitos.

A dejeção de esgotos nos rios transforma as águas em fontes de contaminação por vírus e bactérias. Esgotos orgânico, doméstico e industrial podem acabar com todo um ecossistema.

A catástrofe causada pela Indústria Cataguazes de Papel Ltda., localizada em Minas Gerais, não só destruiu a fauna como também revelou o descaso e a falta de controle do armazenamento de lixo químico.

A indústria é responsável pelo vazamento de 1,2 bilhão de litros de produtos tóxicos que contaminaram os rios Pomba e Paraíba do Sul, atingindo mais de 40 municípios mineiros e deixando cerca de 500 mil pessoas sem água no Rio de Janeiro, pois o Rio Paraíba do Sul abastece todo o norte fluminense.

Os produtos tóxicos ameaçam 100km da costa do Estado do Espírito Santo, onde o projeto Tamar que monitora a desova de tartarugas pode ser afetado.

A mancha negra que polui as águas dos rios contém soda cáustica e um composto orgânico chamado lignina ou licor preto. Depois de análises, também foram encontrados chumbo, enxofre, sulfeto de sódio e antraquinona, esta substância é usada na obtenção de corantes.

A soda cáustica e os demais produtos orgânicos serão decompostos, mas o tempo para se recuperar o ambiente pode ser longo porque todo o ecossistema da região foi atingido.

Aqui, em Fortaleza, os rios Maranguapinho e Cocó recebem muito lixo e seus leitos são aterrados e efluentes são lançados sem o devido tratamento. Os riachos Pajeú e Maceió têm seus cursos desviados por construções irregulares, além do mato e de muita sujeira lançada pelas pessoas que moram às suas margens.

Para resolver todos esses problemas, é preciso investimentos, estações de tratamentos e principalmente campanhas conscientizando as pessoas ribeirinhas para não jogar lixo nos rios. Para a indústria poluidora, pesadas multas, prisão e a obrigatoriedade de recuperar o ambiente afetado.

Químico industrial