O tempo é precioso

Estamos inseridos em um contexto de inúmeras transformações econômicas, políticas, sociais e culturais. Isso exige de nós muita atenção, já que podem surgir imprevistos a todo momento. São ligações do trabalho, reuniões, compromissos familiares, e-mails, redes sociais, palestras, cursos, entre tantas outras atribuições. Daí surge a pergunta: como ter tempo para tudo isso?

Para Peter Drucker, conhecido como “pai da administração moderna”, cada um de nós é responsável pela gestão do próprio tempo. De acordo com ele, precisamos entender quais são nossas metas e atividades a serem desempenhadas. Quando entendemos isso, damos um salto na produtividade.

Essa organização ou desorganização do tempo são perceptíveis no mercado de trabalho. Acredito que o bom profissional é aquele que respeita os horários, não atrasa, dá retorno às demandas que lhe são destinadas e tem tempo para investir em si mesmo, participando de cursos, palestras e se especializando. Por isso, não é “sorte” as pessoas que têm melhor gerência do seu tempo estarem melhor posicionadas no mercado de trabalho. É competência!

O tempo também tem uma relação estreita com o quesito respeito. Quando você se atrasa para uma reunião, por exemplo, acaba fazendo outra pessoa pagar pela sua falha. A produtividade está inteiramente ligada aos resultados. Por isso, reunião tem que ter uma pauta a ser seguida e horário a ser cumprido, caso contrário, os assuntos não guardam conexões, não há foco e o encontro se prolonga. 

A reunião, inclusive, é conhecida como um elemento “vilão” da gestão do tempo. Segundo pesquisa publicada na revista Exame, as reuniões preenchem 21% do tempo das corporações e, pelo menos, metade delas são consideradas improdutivas. Gosto do método: reunião com hora para começar e para terminar. As decisões tomadas hoje refletem no futuro. 

Dedicar parte do seu dia para ler um bom livro, acompanhar uma palestra, fazer um MBA, são escolhas estratégicas que envolvem uma perspectiva futura e recursos a serem mobilizados, em especial o seu tempo. Também é preciso dedicar um tempo para si mesmo, para praticar atividade física, estar próximo da família e, principalmente, refletir sobre nossas decisões.

O escritor Mário Quintana, em seu poema “O Tempo”, nos ajuda a refletir sobre esse assunto. “A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando se vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é Natal! Quando se vê, já terminou o ano… Agora é tarde demais para ser reprovado”.

Nossos dias vão continuar tendo 24 horas. Isso é tempo suficiente para cumprir nossa rotina. Se não conseguimos realizar todas as nossas tarefas, o que pode estar faltando é o controle que temos do tempo, a maneira como o administramos. Como tudo na vida é uma questão de prioridade e decisão, basta querer e fazer. Afinal, o responsável pela gestão do seu tempo é você mesmo. Não terceirize essa tarefa. 

Igor Queiroz Barroso
Diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz