Epílogo

Como já considerado nos textos anteriores relativos ao processo de criação, organização e operação das modalidades de finanças solidárias, desejo ainda manifestar o que se segue. A concepção e estruturação desses mecanismos só se viabilizam se atrelado as características do grupo que se pretende assistir. Fora dessas possibilidades não avança, como já considerado nas experiências levadas a efeito até então.

Contudo, se integradas ao conjunto variado de necessidades inerentes ao contexto das famílias, garante a motivação necessária a sustentabilidade das suas ações - baseando sua perenidade na motivação que se manifesta na completa adesão dos seus participantes.

De outra parte, a função das finanças, propriamente ditas, acompanhadas por atividades complementares inerentes às características de cada grupo, se por um lado favorece o sucesso das atividades, por outro reduz os riscos de eventual interrupção na oferta do crédito - o que não é desejável.

É, portanto de toda prudência estabelecer no planejamento das atividades, principalmente daquelas inerentes à oferta de crédito de modo a garantir o crescimento do grupo, por conta do curso normal das suas atividades.

Assim sendo, é fundamental para a regularidade dos serviços inerentes à oferta de crédito, sua manutenção e consolidação - assim como não perder de vista o crescimento profissional dos seus integrantes, notadamente no que se refere à capacitação. Só o passar do tempo ensejará com realce a intimidade na condução dos pequenos negócios, como sinalizam as experiências realizadas.

Cláudio Montenegro
Administrador