Dia do vereador

O atual cenário político brasileiro, pensando em termos da confiança do eleitor na política como força transformadora da sociedade, é desolador. Somado ao impacto da expansão da internet para a circulação de informações – verdadeiras e falsas –, resultou neste desânimo do povo com seus representantes.

Hoje, 1º de outubro, é Dia do Vereador, data que nos leva a refletir sobre o verdadeiro papel do vereador na sociedade e sobre como podemos/devemos apresentar um trabalho sério e correto que permita renovar o ânimo dos cidadãos para com a política e o parlamento. Entendo que esse caminho é de mão dupla, o bom vereador deverá representar os interesses da sociedade da mesma forma que esta deve ajudá-lo a concretizar tais interesses.

Em 1919, o sociólogo alemão apontou as qualidades para alguém ser um político por vocação. Entre elas, estava a paixão movida por uma conduta responsável em torno de ideias. Estou no meu terceiro mandato como vereador e, mais do que nunca, tenho a convicção de que é isto que me move. 

É bem verdade que o conceito de política é amplo e deveria guiar o homem em todas as suas ações. Se faz política todas as horas. É através dela que exercemos nossa cidadania, que agimos de forma consciente e responsável em relação ao outro e à nossa cidade. As funções do vereador vão muito além de fazer leis e fiscalizar. Ele tem como principal dever zelar pelo bem-estar do povo, mas o cidadão também pode e deve participar da política, acompanhar o trabalho de seus representantes e cobrar deles ações que resultem no bem da coletividade. 

Nesta data, a mensagem que fica é que, somente com nosso trabalho e dedicação, podemos mudar o cenário atual, devolvendo às pessoas a reciprocidade da confiança depositada. Parabéns a todos os vereadores! Que nós, da Câmara Municipal de Fortaleza, sigamos comprometidos com o povo e que possamos crescer juntos com a nossa cidade.