Carta para ler quando for preciso

Um corpo em repouso tende a ficar em repouso e nele permanece se não for aplicada uma força. Quem disse isso foi Isaac Newton, em 1687. Embora seja um conceito da Física, peço licença para usá-lo numa pequena reflexão: a vida é assim também. Caso não façamos nada para mudar uma realidade, ela fica estagnada.

Uma conquista só é alcançada depois de muito empenho. E, de certa forma, quem está por fora e não conhece toda a história para se chegar ali, acredita que tudo vem do céu. Não. 

Até para chover, a água precisa fazer um percurso. Sair do estado líquido e ser transformada em vapor. De vapor, é condensada. Há mudanças ali de estado. Mudanças, que são essenciais.

Se estamos infelizes com algo, o que temos feito para mudar a realidade? Só reclamando ou se movimentando para mudar aspectos que nos incomodam? Muitas vezes, há situações em que não podemos alterar e elas devem ser aceitas. 

A única transformação que deve ocorrer é a forma de pensar. Se eu não posso mudar algo, quem deve mudar sou eu, ou seja, meu pensamento: deixo de insistir e parto para outra oportunidade. Sementes não costumam germinar em lugares áridos.

Caso algo te incomode e é possível mudar, o que você tem esperado? Já pensou no quanto você tem protelado para tomar decisões que, embora difíceis, representam o seu bem-estar? 

Afinal, cuidar-se é amor próprio e é preciso, todo dia, se fazer atos de carinho para tal. Ninguém consegue amar o outro sem antes se amar.

Pare de esperar pela aprovação dos outros: se é seu sonho, ninguém tem direito de intervir. Insista, persista, batalhe. E lembre-se: haverá dias que você vai falhar e vai se sentir com o coração apertado. Também haverá dias que você poderá sorrir. Há dias e dias. O importante é se colocar em movimento, sempre. Caiu? Levante e siga em frente. A vida é movimento.


Juliano Schiavo
Jornalista, escritor e professor de Biologia


Assuntos Relacionados