Turismo Comunitário oferece pacotes econômicos de Carnaval

Escrito por Redação ,

Mantidas pelos Povos do Mar, pousadas dão exemplo de sustentabilidade e economia no Ceará

O Carnaval no litoral pode ser tranquilo para quem quiser ficar em meio à simplicidade dos povos do mar do Ceará. Ainda há vagas em sete pacotes para o feriado oferecidos pela Rede de Turismo Comunitário (Tucum) no Estado. São pousadas mantidas pelas próprias comunidades nos municípios de Amontada, Acaraú, Trairi, Camocim, Icapuí, Beberibe e Fortim. Além da preocupação ambiental, há uma grande estratégia dos empreendedores: reafirmar, pelo turismo, a identidade e permanência no lugar onde vivem desde as origens.


A Praia de Tatajuba, em Camocim, tem pousadas mantidas pela própria comunidade


Pacotes a partir de R$ 400 para duas pessoas em quatro dias, incluindo café da manhã e passeios em trilhas ecológicas. Isso faz parte do que chamam de turismo sustentável.

O contrário disso são os destinos turísticos, também nas praias do Ceará, mas que provocam expulsão das comunidades e apropriação irregular dos espaços, tendo como prioridade o lucro financeiro. Nas pousadas da Rede Tucum, não. Só é associado se é empreendimento da própria comunidade, que, para se manter no lugar, faz questão de preservar a cultura.

Em qualquer uma das opções se tem um belo cartão postal do litoral cearense. Por isso mesmo as famílias do assentamento Coqueirinho, em Fortim (Litoral Leste) lutaram para permanecer no local, em detrimento do assédio de empresários interessados em construir grandes empreendimentos hoteleiros.

Ecológica e econômica

Quem desejar passar o feriadão de Carnaval no assentamento Coqueirinho pode desfrutar de chalés rodeados por mangueiras, cajueiros, e uma trilha ecológica até a praia, a pé ou de carroça. E ainda tem a comida caseira feita pela família da dona Maria Zildene, uma das lideranças locais no trabalho de valorização cultural.


 

 

 

 


Em Camocim, no Litoral Oeste, a Praia de Tatajuba tem o Chalé do Coração, cuidado por Raimundo Coração e sua esposa Francinete Pinho. Lá são dois quartos triplos. Ainda há vagas pro Carnaval. Dali se vai para a Lagoa da Torta, celeiro para prática de esportes aquáticos. Tudo entre dunas e o mar. Os pacotes, a partir de R$ 400, incluem café da manhã. Pode ter adicional para quem quiser o almoço.

O principal canal de divulgação do Turismo Comunitário é a Internet, por meio das mídias sociais. O pacote de Carnaval da Rede Tucum chega a custar cinco vezes menos do que pousadas tradicionais que ofereçam o mesmo tipo de serviço no litoral.

Não há intenção de gerar concorrência com o segmento empresarial já consolidado. Mas os povos do mar viram que podem gerar emprego e renda sem sair de casa. E não sair do lar significa não ser vítima da especulação imobiliária e não deixar a profissão de pescador, dona de casa e artesão para serem vigilantes, copeiras, arrumadeiras e até prostituta, o que ocorre com muitos dos habitantes da zona costeira.

A paisagem já está naturalmente pronta, a comida é feita pelas melhores cozinheiras do lugar, alguns já com cursos de aperfeiçoamento. Além de hospedagem e alimentação, o turista desfruta o artesanato local. Em Beberibe, são as garrafas de areia colorida; Icapuí é rico também no artesanato em madeira e couro; e, em Acaraú, as donas de casa produzem rendas e labirintos a preços módicos.

Rede internacional

O Instituto Terramar, no Brasil; e a Associação Tremembé, na Itália, são as duas principais Organizações Não Governamentais (ONGs) que apoiam a Rede Nacional de Turismo Comunitário (Tucum). A parceria se dá com capacitação e divulgação, inclusive fora do País, das belezas naturais do Ceará e da possibilidade de um turismo de baixo custo e, ao mesmo tempo, de alto valor social.

MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

FIQUE POR DENTRO
Viabilidade econômica sem degradação


Nos últimos anos, as comunidades da zona costeira cearense criaram oportunidades com o potencial econômico do turismo litorâneo, já aproveitado por empresários, inclusive estrangeiros. A Rede Tucum (http://www.tucum.org) é uma articulação de grupos organizados em 13 comunidades do Ceará que desenvolve iniciativas de turismo comunitário.

Formada por homens e mulheres, representantes de populações indígenas, pescadores e agricultores oferece serviços turísticos de hospedagem, alimentação, trilhas ecológicas e passeios pelo mar.

Tudo é planejado para promover a interação entre sociedade e natureza, valorizando as culturas e os territórios, integrando economicamente o turismo às atividades tradicionais e com a finalidade de produzir benefícios a toda a comunidade. A zona costeira vira um espaço de reafirmação das identidades locais e instrumento na luta pela permanência na terra.

Atualmente compõem a Rede Tucum as seguintes comunidades: Etnia Indígena Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Batoque (Aquiraz), Prainha do Canto Verde (Beberibe), Ponta Grossa (Icapuí), Tremembé (Icapuí), Curral Velho (Acaraú), Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto do MST (Fortaleza), Associação Mulheres em Movimento (Conjunto Palmeiras - Fortaleza), Etnia Indígena Tapeba (Caucaia), Flecheiras (Trairi), Assentamento Coqueirinho (Fortim), Caetanos de Cima (Amontada) e Tatajuba (Camocim).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.