Proposta de reforma pode taxar serviços digitais e redes sociais

Modelo substitutivo foi confirmado pelo secretário de Planejamento do Ceará, Mauro Benevides Filho, que ainda comentou uma possível reanálise da suspensão dos concursos públicos do Estado no próximo mês

Escrito por Samuel Quintela , samuel.quintela@diariodonordeste.com.br
Legenda: Mauro Benevides falou durante evento no auditório da OAB Ceará
Foto: Foto: Natália Rocha

Empresas de serviços digitais e de redes sociais, como Facebook, WhatsApp, Google e Amazon, poderão ser taxadas a partir da aprovação da reforma tributária no Congresso Nacional. Mas isso só deverá acontecer se Câmara dos Deputados e Senado acatarem pontos da proposta que será apresentada, possivelmente, pelo secretário de Planejamento do Ceará, Mauro Benevides Filho. O deputado federal deverá se reunir com o PDT hoje, em São Paulo, para discutir um modelo substitutivo à proposta do Governo Federal. O objetivo seria “tornar o sistema tributário mais justo”.

A informação foi confirmada ontem pelo secretário de Planejamento em palestra sobre a reforma tributária no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). 

“Vamos inovar e apresentar a possibilidade de cobrança do ‘digital tax’, que é a taxa sobre empresas da era digital e ninguém está falando sobre isso, mas é para onde a economia mundial está caminhando. Se não discutirmos isso, vamos ter de fazer outra reforma daqui a cinco anos. Google não é cobrado, Facebook não é taxado, e assim podemos propor a redução do imposto sobre consumo e criar uma compensação do sistema tributário”, explicou.

O secretário ainda falou que há a intenção de se rediscutir um aumento na taxação de lucros e dividendos de altos patamares, além do imposto sobre heranças. A proposta deverá ser enviada para a Câmara até o próximo dia 10 de outubro, contando com a ampliação do prazo concedido por Rodrigo Maia (DEM). 

Privatizações

Além das proposta de atualização do sistema tributário, Benevides comentou que o Governo deverá anunciar detalhes do planejamento sobre privatizações de ativos até o fim deste ano. A prioridade, segundo ele, continua sendo de projetos já discutidos ou anunciados anteriormente, como a dessalinização, melhoria em estradas e outros equipamentos estaduais. 

“Nós temos aqueles tradicionais que já foram analisados. Finalmente, saiu a consulta pública da dessalinização e em vez do Governo despender a verba, o setor privado vai fazer isso; temos o término do aprimoramento de alguns equipamentos como o Centro de Eventos; e estamos analisando a melhoria de algumas estradas”, afirmou. 

O anúncio oficial de datas e ativos do Estado que deverão ser repassados à iniciativa privada, através de concessões, deverá ser feito em dezembro. Segundo Mauro Filho, o Governo continua trabalhando estudos para verificar a viabilidade dos projetos.

Concursos

Sobre os concursos estaduais, suspensos por tempo indeterminado desde maio deste ano, o secretário afirmou que o Governo deverá apresentar um novo plano em outubro, considerando os ajustes na folha de pagamento. No entanto, a previsão de quantas vagas poderão ser abertas ainda é incerta. Benevides explicou que o Estado deverá manter uma postura cautelosa para não “onerar demais a folha no curto prazo”. 

“O prazo para analisarmos novamente a questão dos concursos continua em 30 de setembro, mas quando for dia 1º de outubro, a gente vai fazer umas continhas junto com o governador Camilo Santana e, a partir daí, podemos fazer um cronograma de todos os concursos homologados ou não. A ideia é não onerar demais a folha no curto prazo, já que ela cresceu muito em 2018 e 2019”, explicou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados