Pirambu ganha banco próprio

Escrito por Redação ,
Em meio a quebradeira de grandes bancos internacionais e a fusões e aquisições de instituições financeiras nacionais, um novo banco surge em Fortaleza, mais precisamente no bairro Pirambu, no litoral leste da capital cearense. O Banco Comunitário do Pirambu será inaugurado às nove horas, desta sexta-feira e, a exemplo do Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, irá operar com linhas de crédito específicas para micro e pequenos empreendedores, pessoas físicas e jurídicas formais ou informais.

Enquanto as grandes instituições financeiras estão restringindo crédito e ampliando as taxas de juros, o Banco do Pirambu nasce com crédito facilitado e sem burocracia. Segundo a diretora do Projeto Banco Comunitário do Pirambu, Maria Aparecida Teixeira, bastam a carteira de identidade, o CPF e o certificado de residência no Bairro, para o interessado abrir uma conta ou contrair um empréstimo, no valor entre R$ 500 e mil Reais, de acordo com o perfil do cliente.

´O cliente pode ser pessoa física ou jurídica, formal ou informal. A única exigência é que seja morador do Pirambu´, informou Aparecida Teixeira. Isso, explica, é para que o banco sirva diretamente aos moradores do bairro. Além de contrair empréstimos, a taxa de 4%, ao mês, mais IOF, as pessoas poderão também pagar contas de água, luz e telefone e outros serviços, abrir contas, enquanto aposentados e pensionistas do Banco do Brasil poderão receber os salários.

´Vamos operar como correspondente bancário do Banco Popular do Brasil (BPB), do Banco do Brasil´, explicou a gerente do projeto. Inicialmente, o banco terá carteira de crédito de R$ 30 mil e irá operar com dois funcionários, um analista de crédito e um caixa, além do presidente da instituição, o administrador de empresas, residente no bairro, Nildo Sobral do Nascimento.

Moeda

Para facilitar os negócios no bairro, o banco nasce com moeda própria — o Pirambu. ´A moeda vai circular em todo o bairro, podendo ser utilizada para comprar bens e serviços diversos´, esclarece Aparecida Teixeira. Com isso, projeta, o banco quer dar nova dinâmica às micro e pequenas empresas formais e de fundo de quintal, existentes na área. Além do BB, a nova instituição comunitária contou com apoio do Banco do Nordeste na implementação e na infra-estrutura.

Mais informações:
O banco irá funcionar na Avenida Presidente Castello Branco, 2181, no bairro do Pirambu.

Carlos Eugênio
Repórter
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.