Volume de serviços prestados no Ceará cai 1,9% em fevereiro

Analisando as atividades turísticas, houve avanço de 5,3%

Escrito por Redação Diário do Nordeste/Estadão Conteúdo ,

O volume de serviços prestados no Ceará recuou 1,9% em fevereiro de 2016 ante igual mês de 2015, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Analisando as atividades turísticas, houve avanço de 5,3%.

Desde janeiro, o volume de serviços acumula queda de 0,8%. Em 12 meses, o percentual é de -3,5%. Nos serviços prestados às famílias, a queda foi de 8,4% em fevereiro e houve recuo de 9,1% no acumulado do ano. Considerando os últimos 12 meses até o mês de referência da pesquisa, houve retração de 4,8%.

Brasil

Em âmbito nacional, o volume de serviços prestados caiu 4% em fevereiro de 2016 ante igual mês de 2015, pior desempenho para o mês da série histórica da pesquisa e 11º resultado negativo consecutivo.

Com o resultado de fevereiro, o volume de serviços prestados no Brasil acumulou queda de 4,5% no ano e recuo de 3,7% em 12 meses.

A série da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi iniciada em janeiro de 2012. Ainda não há dados com ajuste sazonal (que permitem a análise do mês contra o mês imediatamente anterior), porque, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.

Segmentos

A queda de 4,0% no volume de serviços prestados em fevereiro ante fevereiro do ano passado foi provocada por uma retração generalizada entre os cinco segmentos pesquisados, aponta IBGE.

Os Serviços prestados às famílias caíram 1,4% em fevereiro; os Serviços de informação e comunicação recuaram 5,3%; os Serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram retração de 4,3%; os Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio encolheram 2,0%; e o segmento de Outros serviços diminuiu 6,1%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.