Vendas do varejo ampliado cearense recuam 11,4% em junho

No semestre, as vendas do varejo ampliado acumulam queda de 12%

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O volume de vendas do varejo ampliado cearense - que inclui os setores de veículos, peças e material de construção - teve retração de 11,4% em junho na comparação com igual mês do ano anterior. O dado é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda de acordo com os dados do levantamento mensal, no semestre, as vendas do varejo ampliado acumulam queda de 12%. Já no apanhado dos últimos 12 meses, o recuo chega a 12,3%. As maiores retrações ficaram por conta do grupo Eletrodomésticos, com queda mensal de 31,8%, e dos materiais de construção (-28,1%).

Receita

A receita nominal de vendas do varejo ampliado do Estado apresentou queda de 1,9% em junho ante igual mês de 2015. No acumulado dos primeiros seis meses deste ano e dos últimos 12 meses, os recuos são de 2,3% e 3,6%, respectivamente.

Brasil

No País, o volume de vendas do varejo ampliado caiu 8,4% em junho. No semestre, houve retração de 9,3% e, nos últimos 12 meses, recuo de 10,1%. Segundo o IBGE, o comércio ampliado no Brasil vem sendo impactado pelo aumento das taxas de juros, redução da renda familiar e da atividade econômica.

A receita nominal do País ficou estável em junho (0,0%), mas acumula recuo de 0,8% no ano e retração de 2,1% nos últimos 12 meses.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.