Três em cada dez brasileiros não sabe quanto o parceiro ganha

Estudo revela ainda que apenas 38,9% das famílias conversam abertamente sobre gastos e receitas da casa

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Três em cada dez brasileiros (29,2%) não sabe ao certo o valor do salário do parceiro(a). É o que aponta uma pesquisa em âmbito nacional realizada pelo Serviço Brasileiro de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que também revela qu o hábito de discutir o orçamento familiar com o cônjugue e com outros membros da família é pouco frequente, já que apenas 38,9% das famílias conversam abertamente sobre gastos e receitas da casa; 18,1% fazem isso apenas quando a situação financeira está ruim.

Pouco mais da metade dos entrevistados afirmam que as decisões sobre o orçamento familiar são tomadas de forma compartilhada e 25,3% dizem que não há discussão sobre o assunto. As contas são divididas igualmente entre os moradores que possuem renda para 32,6% das pessoas consultadas e, em 28,4% dos casos, apenas um morador arca sozinho com as despesas.

Em 72,8% das famílias os moradores da casa concordam com todas as decisões sobre o destino do dinheiro. Quando sobra algum valor dos gastos familiares, o mais usual é que seja usado no próximo mês (34,2%), e em 22,8% das famílias não há sobra de dinheiro.

Omissão de compras pessoais

Apesar de 72,3% dos entrevistados compartilharem com o cônjuge informações sobre todas as contas que pagam no mês, os consumidores revelam que a transparência dos gastos é menos expressiva quando se trata das compras, já que 28,9% afirmam omitir ao menos algum gasto no mês.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.