Sindicatos criam polêmica sobre funcionamento dos postos dia 1º

Enquanto o Sinpospetro-CE diz que os postos de combustíveis não vão abrir nesta quinta-feira, o Sindipostos-CE garante o funcionamento

Escrito por Redação ,
O funcionamento dos postos de combustíveis do Ceará no feriado do dia 1º de janeiro de 2015 está sob polêmica. Enquanto o Sinpospetro-CE (sindicato dos trabalhadores) diz que os postos não vão abrir nesta quinta-feira porque a convenção coletiva não foi
realizada, o Sindipostos-CE (sindicato patronal) garante que o funcionamento está garantido.
 
De acordo com o presidente do Sinpospetro, Ardilis Arrais, o Sindipostos foi notificado no último dia 19 sobre a necessidade de uma convenção coletiva até o dia 31 de dezembro. Segundo ele, a classe trabalhadora está amparada pela lei municipal nº 9452/2009 e pela lei federal nº11603/2007. "É importante a população estar preparada para esse momento, visto que se trata de um período em que muitas pessoas viajam", diz.
 
Por outro lado, o assessor técnico do Sindipostos, Antônio José Costa, afirma que os trabalhadores dos postos de combustíveis não vão suspender as atividades no dia 1º de janeiro. "Existe uma convenção anterior, de março deste ano, que garante o funcionamento dos postos. Como manda a Constituição, quem trabalhar no feriado vai ganhar dobrado e ter folga depois. Deveremos realizar a nova convenção apenas em janeiro", afirma.
 
Segundo o Sinpospetro, os postos que abrirem nesta quinta-feira serão autuados, pois haverá fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do próprio sindicato laboral.
 
Por meio de sua assessoria de imprensa, o MTE informou que,  conforme a última convenção coletiva,  os postos de combustíveis podem abrir aos feriados, desde que os trabalhadores recebam em dobro e tenham uma folga posteriormente. A assessoria disse, ainda, que o novo acordo deveria ter sido realizado. Como ainda não foi, vigora a convenção antiga.
 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.