Setor de serviços do Ceará cresce 1,5% em maio

Apesar do resultado positivo, o setor de serviços no Estado acumula, de janeiro a maio deste ano, retração de 0,1%

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O volume do setor de serviços no Ceará cresceu 1,5% em maio ante igual mês do ano anterior, sendo um dos dois únicos estados que registraram variações positivas. Na comparação entre maio e abril, também houve variação positiva de 1,5%, atrás apenas do Acre (3,9%) e Pará (2,1%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do resultado positivo, que veio após recuo de 1,9% em abril, o setor de serviços no Estado acumula, de janeiro a maio deste ano, retração de 0,1%. Nos últimos 12 meses, a atividade caiu 2,9%, segundo o IBGE.

Atividades turísticas

O volume das atividades turísticas no Ceará cresceu 0,9% em maio ante abril, mas na comparação interanual, ou seja, entre maio deste ano ante maio do ano anterior, o segmento caiu 6,7% no Estado.

Brasil

O volume do setor de serviços no País apresentou queda de 6,1% em maio ante igual mês de 2015 e recuo de 0,1% na passagem de abril para maio. A queda observada na comparação interanual é a maior da série desde novembro de 2015, quando o setor registrou retração de 6,4%. O agregado especial das Atividades turísticas cresceu 0,4% em maio, na comparação com abril.

No ano, o setor no Brasil acumula queda de 5,1%, enquanto nos últimos 12 meses, a retração ficou em 4,8%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.