Seis em cada dez jovens não abrem mão do seu negócio por um emprego formal

Segundo o levantamento, 81,1% dos entrevistados não possuem um trabalho paralelo

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O jovem empreendedor brasileiro não abre mão da própria empresa pela estabilidade de um emprego com carteira assinada. É o que aponta pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o estudo, seis em cada dez, ou seja, 57,7% dos empreendedores com idade entre 18 e 34 anos não aceitariam fazer a troca por um emprego formal que pagasse um salário compatível com o mercado.

Outros 23% dos entrevistados até aceitariam a proposta, mas tentariam conciliar o novo emprego com a sua empresa e apenas 3,7% concordariam em abandonar a vida de empresário para virar um trabalhador assalariado. A pesquisa revela ainda que conciliar a função de empresário com outras atividades profissionais é uma prática adotada pela minoria dos jovens empreendedores, o que demonstra um interesse focado no desenvolvimento de suas empresas.

Segundo o levantamento, 81,1% dos entrevistados não possuem um trabalho paralelo, ao passo que 8,9% têm um emprego formal e 5,4% trabalham de modo informal para outra empresa. “Conquistar a autonomia profissional e não depender de horários fixos e da rigidez patronal é uma das vantagens que explicam a migração de trabalhadores com carteira assinada para empreender em um negócio. No entanto, abrir a sua própria empresa e virar patrão de si mesmo pode ser mais complicado do que se imagina e requer uma atualização constante sobre a sua área de atuação e muita segurança em suas atitudes”, explica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.