Segurados não precisarão mais ir até agência para solicitar aposentadoria

Para autorizar o novo procedimento, o INSS vai publicar portaria mês que vem

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

A partir de fevereiro, cerca de 200 mil segurados poderão dar entrada no pedido de aposentadoria sem precisar comparecer a um posto de atendimento. Destes, cinco mil segurados que estão aptos a conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição serão notificados por meio de cartas nas próximas semanas. Os demais 195 mil, que podem se aposentar por idade, serão avisados ao longo do ano.

Para autorizar o novo procedimento, o INSS vai publicar portaria mês que vem. Após ser notificado, o segurado deve entrar no portal meu.inss.gov.br, no qual será possível conferir o tempo de contribuição, a média salarial calculada e o valor final do benefício.

Em 2017, o INSS decidiu facilitar a concessão da aposentadoria por idade - para trabalhadores com, no mínimo, 180 meses de contribuição e idade de 65 anos (homem) e 60 anos (mulher). Os contribuintes recebiam a notificação em casa e tinham que ia a uma agência para dar entrada no processo, que agora é eletrônico. As novas regras do INSS não valerão para segurados especiais, que é o caso do agricultor familiar, do pescador artesanal e do indígena.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.