Saiba como falar sobre educação financeira para crianças

Trocar o presente por um dia no parque ou na praia é uma das alternativas para comemorar o dia 12 de outubro gastando menos

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Em um ano no qual o Dia da Criança vai ser mais apertado financeiramente para muitos, o SerasaConsumidor dá dicas para os pais aproveitarem a oportunidade da data e conversarem com os filhos sobre a importância de economizar.

A diretora do SerasaConsumidor, Simone Lima, explica que falar sobre os problemas financeiros da família e mostrar que existem alternativas para gastar menos é uma prática saudável e que irá deixar as crianças mais seguras e preparadas para a vida. 

"Isso porque elas também sentem a mudança de hábitos da casa e, sem obterem nenhuma explicação sobre o que está acontecendo, podem ficar inseguras", acrescenta Simone.

Porém, ela avalia que é papel dos pais não transferir problemas que competem aos mais velhos. "É preciso cuidado para que eles entendam que trata-se de uma fase difícil, mas que, com todos colaborando, tudo ficará bem".

Para o SerasaConsumidor, um dos caminhos para ensinar sobre educação financeira e economia é por meio da prática, de maneira lúdica. Confira as dicas:

Quando o presente solicitado couber no orçamento, proponha que a criança faça uma busca pela internet ou em lojas físicas, sob sua supervisão. Ela verá que existem preços diferentes para o mesmo produto e aprenderá a importância de pesquisar.

Estipule um teto para o presente e faça com que a criança busque o que deseja dentro daquele valor. Caso ela encontre o presente mais barato, poderá ficar com o troco.

Quando o presente desejado estiver acima de suas posses, proponha uma compra combinada entre membros da família e deixe que a criança decida o que prefere: receber presentes diferentes de tios e avós ou apenas aquele solicitado.

Uma alternativa para o brinquedo ou outro produto que a criança quer ganhar é buscá-lo em sites idôneos de artigos usados. Lembre-se de obter referências sobre o vendedor antes efetuar a compra.

Se o orçamento só permitir compras muito modestas, faça uma lista de brinquedos encontrados em lojas do comércio popular e explique a cada filho que ele pode escolher até “x” produtos daquela lista. No dia da entrega, capriche na embalagem e proponha um jogo de adivinhação para tornar a experiência mais divertida.

Reúna parentes e vizinhos e veja a possibilidade de realizar uma feira de troca de brinquedos no dia das crianças. O evento pode ser uma oportunidade para fazer tirar do armário aquilo que já não é mais usado e está em bom estado. A feirinha pode culminar com um lanche coletivo em que cada família leva um prato de doce ou salgado, além de bebidas.

Quando o presente realmente não for possível, tente negociar com as crianças que tipo de atividade pode ser feita para compensar. O adulto tem maturidade para transformar uma situação que seria frustrante em algo divertido. Passar um dia na praia ou no parque, fazer piquenique, visitar um amigo, passar o fim de semana na casa de parentes em outra cidade são alguns exemplos de programas que podem agradar os pequenos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.