Receita destrói 3,2 mil toneladas de produtos contrabandeados

As autuações fiscais sobre as mercadorias irregulares podem resultar em R$ 308 milhões em multas

Escrito por Agência Brasil ,

Mais de 3,2 mil toneladas de mercadorias apreendidas pela Receita Federal estão sendo destruídas em 82 unidades em todo o País, durante a primeira semana deste mês, como parte do 14º Mutirão Nacional de Destruição, para marcar o Dia Nacional de Combate à Pirataria. As autuações fiscais sobre as mercadorias irregulares podem resultar em R$ 308 milhões em multas.

Entre os artigos destruídos estão CDs e DVDs piratas, cigarros, bebidas, cosméticos e objetos falsificados; alimentos impróprios para consumo e produtos condenados por não atenderem às normas de vigilância sanitária ou defesa agropecuária e ainda objetos contrabandeados.

Prejuízos

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, ressaltou que, além dos prejuízos econômicos para o setor produtivo e tributário do país, o consumidor pode ser prejudicado com a compra de produtos falsificados. “Às vezes, o cidadão está usando um produto que pode causar algum problema à saúde, porque não tem certificação de órgãos de controle”. Segundo ele, a mercadoria destruída é reciclada e aquelas que podem ser aproveitadas são leiloadas, desde que não sejam identificadas como piratas. Uma parte do dinheiro vai para a Receita Federal e outra parte dos produtos é encaminha para entidades beneficentes.

 

No ano passado, o mutirão destruiu 3.139 toneladas, enquanto, em 2012, foram inutilizadas 5.320 toneladas. “Há organizações criminosas por trás do processo, com forte sustentação financeira, e a Receita Federal tem se aparelhado para identificar o fluxo ilegal e apreender as mercadorias”, disse Barreto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.