Presidente da Petrobras: redução de combustíveis ainda não foi decidida

Aldemir Bendine manda email para membros do Conselho de Administração da estatal afirmando que nenhuma decisão foi tomada até agora

Escrito por Redação ,

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou, na tarde desta segunda-feira (4), que nenhuma decisão sobre o ajuste no preço da gasolina e do diesel foi tomada até o momento. Em email enviado aos membros do Conselho de Administração da estatal, ele ressaltou que uma eventual redução nos valores dos combustíveis ainda está sendo analisada, mas que o martelo ainda não foi batido.

O email foi encaminhado após a Petrobras admitir que planejava uma possível queda nos preços da gasolina e do diesel, o que provocou uma reação dos conselheiros. Nelson Carvalho, presidente do Conselho de Administração da estatal, por exemplo, cobrou explicações do presidente sobre o assunto. No comunicado, Bendine destaca que "não houve qualquer decisão tomada no sentido de ajustar preços dos principais derivados".

Em um dos trechos do email, porém, Bendine citou a queda nas vendas da gasolina e do diesel no Brasil, justificando uma eventual queda nos preços praticados. "A retração do mercado consumidor — depois de perdermos 9% das vendas em 2015 e começarmos o ano de 2016 com uma queda de cerca de 10% — causou o debate se a redução nos preços poderia influenciar na contenção dessas perdas. Não houve qualquer avanço além disso -- apenas um debate sobre a elasticidade do mercado neste momento e seus efeitos na nossa estratégia de preços e nos nossos resultados", ressaltou. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.